Estudos relacionam a organização com a diminuição do estresse e o ganho de produtividade.
m um dia a dia corrido, cheio de demandas profissionais e pessoais, encontrar equilíbrio e manter tudo em ordem pode ser desafiador. Assegurar a organização em meio à rotina atribulada pode ser o caminho para dar conta das tarefas sem comprometer a saúde mental, conforme mostram diferentes pesquisas.
De acordo com estudo conduzido pelo Journal of Environmental Psychology, que teve como amostra 1.400 pessoas com idade média de 54 anos, ambientes organizados interferem diretamente no bem-estar e na qualidade de vida dos moradores de uma residência.
Outra pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Connecticut, apontou que a bagunça e o caos diário esgotam os recursos cognitivos e estimulam o cérebro negativamente, dificultando a concentração e aumentando a sensação de angústia e inquietação.
A partir das pesquisas, a conclusão é que adotar práticas de organização no dia a dia pode melhorar o bem-estar e a saúde mental. Há recursos digitais que podem facilitar o processo. Aqueles que querem ordenar as tarefas do dia e destacar datas importantes, por exemplo, podem utilizar um planner online gratuito que pode ser acessado pelo celular ou computador.
Relação da organização com a saúde mental
O estudo publicado no Journal of Environmental Psychology teve como coautora a professora Catherine Roster. Em entrevista à imprensa, a pesquisadora afirmou que a desordem está associada ao hormônio do estresse, o cortisol.
Quando a vida ou um ambiente estão desorganizados, as pessoas tendem a sentir desconforto e mal-estar. Catherine explica que a bagunça gera perda de produtividade, pois os indivíduos perdem tempo procurando itens perdidos, faltando com compromissos ou atrasando para realizar tarefas importantes.
A produtividade também é citada na pesquisa feita pela empresa americana, Clorox. De acordo com o estudo, 72% das pessoas relataram se sentir mais produtivas em um ambiente organizado. O levantamento reforça a ideia de que espaços bagunçados podem distrair e afetar negativamente a capacidade de concentração.
Outro dado apresentado na pesquisa é que 72% das pessoas entrevistadas afirmaram dormir melhor quando a casa está organizada. Segundo o estudo, essa relação se dá, pois a falta de organização também prejudica o relaxamento e o bem-estar.
A pesquisa também traz a informação de que 80% das pessoas que mantêm suas casas em ordem dizem se sentir mais felizes e motivadas. Isso sugere que ser organizado não melhora apenas o bem-estar psicológico, mas também pode influenciar positivamente o ânimo do dia a dia.
O professor de psicologia da Universidade DePaul de Chicago, Joseph Ferrari, também pesquisa o assunto. Em entrevista à imprensa, declarou que quase todos os problemas de saúde mental decorrentes da bagunça podem ser melhorados com a organização. Ele relata que é possível melhorar sintomas relacionados à ansiedade, diminuir a sensação de exaustão, aumentar a produtividade e potencializar o bem-estar.
Dicas para se manter organizado
Segundo a Faculdade UCL, a organização não se trata apenas de um processo físico, mas também mental. Além de colocar em ordem os ambientes da casa, também é preciso adotar práticas que ajudem a manter as tarefas diárias organizadas, minimizando o desgaste e falta de foco.
A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH, dá dicas de organização para o trabalho que também podem ser úteis para a vida pessoal. Fazer anotações em uma agenda, bloco de anotações ou planner é uma solução para não perder compromissos, datas e prazos.
Ainda conforme a ABRH, criar o hábito de sistematizar ambientes e planejar lugares fixos para cada objeto é uma dica para tentar manter tudo em ordem. Utilizar caixas, pastas e outros acessórios organizadores também pode ser útil para minimizar a bagunça.
Quem também dá dicas é a Serasa, que reforça a importância de se manter organizado para garantir mais produtividade. A entidade destaca que uma das principais recomendações para quem quer ser organizado é listar as prioridades do dia, sejam elas afazeres domésticos ou tarefas de trabalho.
Pensar de forma organizada, priorizando as responsabilidades e evitando distrações é um dos caminhos dados pela Serasa para começar a ser uma pessoa organizada de dentro para fora.