Agenda

Sesc apresenta Lagoa Blues Festival

Evento pretende unir boa música e gastronomia, com ação social e economia criativa

Nos dias 26 e 27 de novembro, a partir das 12h, o Parque das Figueiras, na Lagoa Rodrigo de Freitas, se encherá de música, gastronomia e cerveja artesanal, com a volta do Lagoa Blues Festival, que nesta edição conta com a apresentação do Sesc RJ. A atração tem entrada gratuita, mas a organização recomenda ao público a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis. Os donativos serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc RJ. Informações: 0800-022-2026.

Desde a pandemia sem ser realizada, esta é a 3ª edição do evento, onde a gastronomia ficará por conta do Festival de Carnes com BBQ Fest Beer, em um saboroso festival com carnes diversas e hambúrgueres. Para beber, o Festival Cerveja Rio convida as principais cervejarias do Estado do Rio, e aos que desejam outros estilos de bebidas, haverá stands de vinhos, gin e drinks variados, oferecendo opções para todo tipo de paladar.  Uma outra atração é a Feira do Amanhã, que reunirá 100 expositores que fomentam a economia criativa, apresentando itens de moda e artesanato.

Para as crianças, haverá a Cidade das Crianças com brinquedos infláveis a preços acessíveis, e uma programação repleta de oficinas de arte. Dentre as novidades, a Foto na Cabine marcará presença, deixando o evento ainda mais memorável, com a plataforma 360, que registrará momentos dos participantes, como lembrança do festival.

Em um formato que traz a “Vila do Blues”, onde o público fica próximo do artista, de forma intimista, as atrações musicais serão embaladas com clássicos do Blues, Rock, Soul, Folk e Country, e o sábado abrirá a programação musical com o grupo de Charanga, Favela Brass,  uma escola de música gratuita que ajuda jovens entre 7 e 17 anos de idade das favelas e escolas públicas do Rio de Janeiro a alcançar todo o seu potencial, transformando suas vidas através de um programa gratuito de educação musical, com foco na música popular brasileira e o jazz. A data ainda receberá o Dj Country Folk Soul, a banda Digga Digga Duo, formado por Ana Bandarra (ukelele, voz e kazoo) e Eduardo Vilamaior (contrabaixo acústico, voz e kazoo), artistas que vem se dedicando à pesquisa e resgate de canções das décadas de 20 e 30 do século XX, dando a elas interpretações adaptadas. A data ainda conta com Luana Dias, em seu show Luana Dias canta Divas do Blues’, a cantautora e musicista homenageia grandes vozes femininas do estilo, como Koko Taylor, Etta James, Billie Holiday, Janis Joplin, Nina Simone e apresenta algumas de suas canções autorais, com os músicos Kleber Dias, Marcos Zamma e Wellington Paz.

Mais uma atração que embala a programação é Sergio Diab, produtor musical, e compositor, guitarrista de formação blues /rock, finalizando com Mamooth Bandna voz e guitarra de Kleber Dias, músico carioca com uma carreira que ultrapassa 30 anos de muito blues e rock, desde os tempos com 4Caras e Experimental Blues nos idos dos anos 80 e 90 até os dias de hoje com Jefferson Gonçalves. Sempre buscando levar ao público, de forma autêntica e com alegria, impressões e ensinamentos que a música do Brasil e do mundo tem a oferecer, do mais cru Rock&Roll às fusões de gêneros musicais distintos.

E, não para por aí, o domingo ainda conta com a cantora Catarina Crystal com a banda Aquamonkeys, considerada por muitos fãs de Joplin, como o maior Tributo à Pérola Branca do Blues no Brasil. Tem também a banda RJ Café Blues, que traz Beto Tupinambá com sua voz marcante e a vivência em diversos estilos musicais. No contrabaixo, o groove luxuoso de Marcello Picorelli é um dos pontos fortes da banda, que conta ainda com Paulinho Ferreira e seus arranjos na guitarra e também Alexandre Portugal na bateria.  O grupo levará um repertório de Blues do Poeta Cazuza e do guitarrista Celso Blues Boy.

Haverá ainda o show do trio Incrível Roots, formado por Ale Matias, Guilherme Schwab e Junior Moraes, que juntos trarão composições autorais, misturadas a arranjos, onde samples e citações de canções famosas levam o público a perceber que qualquer música, seja de qual for a origem, pode ser tocada por todo tipo de instrumento. E, a noite de domingo encerra com Sonja, artista que possui como influências Ricardo Werther, Janis Joplin, Etta James, Bessie Smith e Tina Turner. Combinando Blues com o RocknRoll, uma de suas maiores influências, e o veneno do Soul, promete agitar a plateia.

 De acordo com o organizador Fernando Fernandes, promover atrações como esta é de grande importância para fomentar a economia, pois participam artistas, expositores da região, envolvendo diversos profissionais na realização do evento.

 “O Lagoa Blues Festival tem conquistado a agenda do carioca e nos alegramos por isso. Tem muita música boa para os amantes do Blues, sem falar da gastronomia variada. Esperamos que o público carioca possa estar conosco nesta nova edição”, comenta.

 O festival surgiu em 2017, é o maior festival itinerante solidário e gratuito do país, e com sua campanha de doação de alimentos, vem ajudando famílias carentes através da música. Foram mais de 300 toneladas de alimentos arrecadados no festival. A organização do evento ressalta que a doação é voluntária e não obrigatória

Programação – Lagoa Blues Festival 2022

Dia 26 de novembro – sábado

Line Up:

– 12h – Dj Country Folk Soul

– 14h – @favela_brass

 -15h @diggadiggaduo

– 17h @luanadiasmusica canta as Divas do Blues

– 19h @sergiodiabstratoman (Stan Jones e Autorais)

– 21h @mamooth_band- Com Kleber Dias

Dia 27 de novembro – Domingo

– 12h – Dj Country Folk Soul

– 15h @catarinacrystals2 tributo a @janisjoplin

– 17h @rjcafeband tributo Celso Blues Boy

– 19h @incrivelroots (Glen Miller, Zequinha de Abreu, Almir Sater, Pepeu Gomes, Jorginho Gomes, Hermeto Pascoal, Bob Marley, Santana e autorais)

– 21h @sonjamusica (Little Walter, Kiko Taylor, Jimmy Rodgers, Etta James, Sharon Jones, Aretha Franklin, Joe Cocker)

Atrações gastronômicas e para a família

Festival @cervejariodejaneiro convidando diversas fábricas de cerveja artesanais;

==============

-Festival Gastronômico, Carnes, Burgers com @bbqfestbeer e vários convidados;

==============

– Cidade das crianças

– Feira de moda e Artesanato com a @feiradoamanha

– Economia Criativa do @sescrio

– Doações de alimentos para o programa Mesa Brasil Sesc RJ

Serviço:

Sesc apresenta Lagoa Blues Festival

Datas: 26 e 27 de novembro – Sábado e domingo

Horário: a partir das 12h

Local: Parque das Figueiras, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Link do eventohttps://www.eventbrite.com.br/e/lagoa-blues-festival-26-e-27-de-novembro-tickets-453474222607

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo