Música

Show ‘Outras Bossas’ revisita a obra de Noel Rosa com formação inédita

Será apresentado gratuitamente nesta quarta-feira, dia 09 de agosto, às 20h, no Centro Cultural Fiesp - Teatro do SESI-SP (Av. Paulista, n. 1313),

Em São Paulo nesta quarta-feira

Um dos mais importantes artistas da história da música brasileira, o cantor, compositor e instrumentista Noel Rosa tem sua obra revisitada no show “Outras Bossas” com a cantora Jacque Falcheti e o trio Retrato Brasileiro.


O espetáculo, contemplado pelo edital Programa de Ação Cultural (ProAc) Circulação, apresenta formação inédita das músicas do carioca com a criação de arranjos com vibrafone, contrabaixo acústico e guitarra elétrica somados a voz. Será apresentado gratuitamente nas cidades de São Carlos (05/07), Campinas (07/07), Ribeirão Preto (13/07), Indaiatuba (28/07), Tatuí (07/08) e Santos (19/08).


No palco, os jovens artistas dão vida a um Noel além do samba e seus clássicos, trazendo emboladas, foxtrote, choro e canções do baú daquele que é considerado o maior inovador da canção popular brasileira da Época do Ouro. Sua forma de cantar histórias inspirou artistas da era do rádio e repercute até hoje.


Considerado um cronista do Brasil, Noel deixou mais de 250 composições que contam sobre a cultura popular brasileira, o samba, o povo, personagens como Mulato Bamba, João Ninguém, Maria Fumaça, Tipo Zero, fazem parte do imaginário popular.

Diálogo entre tradição e modernidade
Com duração de 60 minutos e indicação etária: livre, em “Outras Bossas” as canções, crônicas e personagens de Noel ganham vida com cores vibrantes desde o cenário ao figurino, que trazem um Noel que dialoga com a tradição e a modernidade.


“Estamos muito felizes em retomar este projeto em homenagem ao Noel Rosa e poder trazer as canções do álbum ‘Outras Bossas’ junto com outras músicas do Noel, super conhecidas e bem como outras que fazem parte de um repertório menos explorado do compositor.

Eu ouvi as mais de 200 composições do Noel para selecionar quais poderiam entrar no show, que pudessem representar a obra e ir ao encontro do que acredito de valores, estética musical e diálogo com temas contemporâneos”, detalha a cantora Jacque Falcheti.
Para ela, “Outras Bossas” representa uma conversa com a música brasileira tradicional, mas com um pensamento atual sobre a obra.

“É um Noel que saiu do preto e branco para muitas cores, com instrumentos não tradicionais do samba no palco, arranjos com exploração de timbres, texturas e ritmos, além da parte visual, do figurino, e cenário com influências da Pop Art, que buscam trazer, através das poesias, um Noel apaixonado, crítico, existencialista, um cronista do Brasil”, define Jacque.


“Outras Bossas” é uma realização do Programa de Ação Cultural (ProAc), Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultural e Economia Criativa.


Os artistas
Jacque Falcheti é cantora, tem 4 CD’s lançados, turnês pela Europa, América Latina e África, já foi premiada em editais de cultura como ProAc, Funarte, Ministério da Cultura, entre outros. Retrato Brasileiro formado por Gabriel Peregrino, Guilherme Saka e Theo Fraga, tem 02 CD’s lançados, turnê na Europa e já foram premiados em festivais e editais de cultura como ProAc.


Os artistas se uniram para gravar o CD lançado pela gravadora Experimental “Outras Bossas” em homenagem aos 110 anos de Noel Rosa. O CD lançado em 2020 já ultrapassa mais de 10.000 plays nas plataformas de streaming e foi premiado pelo ProAc – LAB e editais.


Os artistas foram convidados pelo Sesc de Ribeirão Preto para série sobre Noel Rosa, foram selecionados em Festivais de Música no Brasil e na Colômbia, e receberam resenhas de críticos musicais como Mauro Ferreira, Beto Feitosa e Aquiles Reis. Outras Bossas também foi veiculado pela Globo News, Revista Fórum, Jornal O Globo, Rádio Batuta, Rádio Cultura, entre outros.


Programação
O show “Outras Bossas” será apresentado gratuitamente nas cidades de São Carlos (05/07) no Teatro Municipal; em Campinas (07/07), no Centro Cultural Casarão; Ribeirão Preto (13/07) no Teatro Municipal; Indaiatuba
(28/07), no Teatro Municipal; em Tatuí (07/08), no Centro Cultural “Prof. Mauro
Antônio Mendes Fiusa” e dia 19/08 em Santos, no projeto Chorinho no
Aquário.

Show Outras Bossas Ao vivo:

https://www.youtube.com/watch?v=sz3Mk5ql1-E&t=361s Álbum

https://www.deezer.com/br/album/188916302 https://open.spotify.com/album/3nP6WRnSAorX6ZlWTUhoUB

Tania Voss

Tânia Voss é jornalista formada, colunista social e assessora de imprensa. Tudo começou no Jornal Destaque do município de Taboão da Serra, na editoria de variedades com entrevistas de cantores e artistas famosos da época. Em breve, completará 35 anos de carreira e profissionalismo no Jornalismo. Desde a faculdade atua na área de variedades e especialmente com famosos. Começou escrevendo a Coluna do Gugu nos jornais impressos Popular da Tarde e Diário Popular, depois foi a primeira jornalista e colunista social ainda desconhecida a brilhar no famoso jornal do povão Notícias Populares, agitando o Brasil com suas manchetes bombásticas. Hoje no mercado existem livros e teses sobre o trabalho da jornalista quando trabalhava nos anos 90 no NP. De lá pra cá foi jurada em programas de TV, programas de rádio com notícias de famosos, troféus e homenagens. Como colunista escreveu e representou a Revista Raça Brasil e Raça Visual, por todo o Brasil e exterior.. Colunas em várias revistas, jornais, sites e atualmente assina uma página de famosos no site Cartão de Visita do Portal R7, tem o blog Universo da Fama, além de participações no site da Rede Brasil . As casas mais badaladas, restaurantes, bares, festas, lançamentos, shows, entrevistas, eventos sociais em geral, coletivas de imprensa, bastidores e tudo sobre o meio artístico você vai encontrar aqui. @tania.voss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo