O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba realiza a exposição “Mulheres no Acervo do MACS”, composta por 28 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas de 19 artistas mulheres, entre elas nomes de destaque do cenário brasileiro das artes como Beatriz Milhazes, Vânia Mignone e Tomie Ohtake.
A exposição, uma celebração ao Dia Internacional da Mulher e que integra a programação comemorativa de 20 anos do museu, tem visitação gratuita e fica em cartaz por tempo indeterminado. A mostra traz uma seleção de obras do acervo do MACS, parte delas exposta pela primeira vez. Fundado em 2004, o museu sempre foi presidido por mulheres: Carol é a quarta delas.
“Sou voluntária do MACS faz mais de dez anos. Pelo terceiro ano consecutivo, a minha empresa, a Atom, patrocina o museu. Desde maio do ano passado, sou presidente do MACS. Fico feliz porque o museu está funcionando a todo vapor”, diz Carol.
O museu conta com dois galpões da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba. Um deles foi recém-reformado e ganhou uma nova reserva técnica, com capacidade para o acervo de 750 obras de arte, a maior parte proveniente de doações intermediadas pelo professor doutor Fábio Magalhães, que dá nome à reserva.
O espaço agora também conta com equipamentos que garantem a adequada guarda e manipulação das obras, além de um software especializado em acervos, que permite a consulta informatizada de todos dados técnicos dos trabalhos artísticos.
Além disso, o museu ganhou uma biblioteca de artes visuais, com três mil volumes, projeto realizado com verbas do Programa de Apoio à Cultura do Estado de São Paulo, o Proac.
“Estamos trabalhando para que o MACS seja, cada vez mais, uma referência e um espaço cultural de excelência”, diz Carol.
“Mulheres no Acervo do MACS”
Artistas participantes: Adriana Conti Melo, Adriana Dias Ruz, Beatriz Milhazes, Cristina Ataíde, Erica Ferrari, Ester Grinspum, Gretta Sarfaty, Iza Figueiredo, Laura Mattos, Liliana Alves, Lucia Castanho, Marcia Grostein, Marly Madia, Nana Higa, Regina Carmona, Regina Johas, Tomie Ohtake, Vânia Mignone e Vera Martins.
Serviço
MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba
Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280, ao lado do prédio da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba.
De qua. a sex., 14h/19h; sáb. e dom., 10h/14h.
Tel. (15) 3233-1692
www.macs.org.br
Sobre o MACS
Museu privado, gerido por pessoas da sociedade civil, dentre elas empresários, artistas, educadores, intelectuais e produtores culturais. É uma entidade cultural, artística e educativa, com espaço dinâmico, plural e democrático, que busca o constante diálogo com a sociedade.
Uma instituição cultural de excelência, sendo referência nacional e internacional em Arte Contemporânea Brasileira. Em 2017, foi um dos únicos museus fora das capitais a receber a Bienalsur (Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul), que envolveu 29 cidades em 16 países, com 250 artistas.
Com um acervo de valor inestimável, composto por quase 750 obras, entre telas, gravuras, esculturas, desenhos, instalações e videoinstalações, o MACS tem forte apelo educativo e cultural. A descentralização da cultura é uma de suas mais importantes características e o reconhecido Prof. Dr. Fábio Magalhães é seu museólogo e diretor artístico.
www.macs.org.br
Sobre Carol Paiffer
Carol Paiffer é cofundadora e CEO da Atom S/A, uma empresa de capital aberto na Bolsa de Valores, a maior mesa de trader e publicadora de conteúdos educacionais sobre educação financeira, mercado financeiro e empreendedorismo de toda a América Latina.
A empresária que atua no mercado financeiro desde 2005 é uma arrojada investidora no programa Shark Tank Brasil. Como empresária participante das edições de 2020, 2021, 2022 e 2023, Carol Paiffer já investiu em mais de 70 empresas dos mais diferentes segmentos.
Carol também é sócia do Instituto Êxito de Empreendedorismo (única mulher em meio a 33 homens) e fundadora do Êxito Ladies, braço feminino do projeto para incentivar outras mulheres a aprender sobre empreendedorismo e acelerar seus projetos.
carolpaiffer.com.br