
O ramo da comunicação sempre foi um pilar essencial da economia global, mas a digitalização acelerada e o avanço tecnológico elevaram seu impacto a um novo nível. Inteligência artificial, mídias digitais e conectividade global estão transformando o mercado, impulsionando mudanças estruturais e novas oportunidades de crescimento.
Esse novo cenário exige mais do que visibilidade e disposição nas vitrines on-line. Para empresas, indústrias e profissionais, construir autoridade pública tornou-se um imperativo estratégico. O investimento em comunicação digital já não é mais um diferencial, mas uma necessidade para garantir crescimento sustentável e competitividade.
Veja: segundo a GSMA Intelligence, até 2030, mais da metade das conexões móveis utilizará tecnologia 5G, fortalecendo ainda mais a revolução digital. O setor de Tecnologia da Informação já reflete esse avanço, com um crescimento de 22% no segundo trimestre de 2024, demonstrando como a inovação impulsiona a economia e redefine o papel da comunicação. Porém, se nas redes sociais uma empresa é capaz de mostrar o que deseja ser ou vender, nos buscadores mundiais, como o gigante Google, faz-se necessário uma apresentação real, de como tal negócio compõe o mercado. Por exemplo: se uma pesquisa for apresentada a você com a pergunta “Qual empresa de refrigerante vem à sua cabeça neste exato momento?”, a resposta provavelmente esteja na ponta da língua. Aliás, de todos nós. Entretanto, fica no ar outra pergunta: “Como tal corporação conseguiu tamanha visibilidade?”
“As empresas que não enxergarem a comunicação como um ativo estratégico, incluindo diversidade e inclusão (D&I), ESG e inteligência artificial (IA), correm um sério risco de perder relevância no mercado. Isso abre espaço para a concorrência assumir a liderança”, alerta Sternberg Cherkesian, CEO do Group Lookstar.
O fato é que o cenário da comunicação global, com todo o investimento proposto, vem mudando rapidamente. Além das mídias digitais, o convívio on-line tem sido crescente e inevitável. As inteligências artificiais aceleram esse parâmetro. Há como citar a IA Quântica, como o Majorana 1, chip da Microsoft que chega para fazer a computação quântica virar realidade. Imagine estar em um milhão de lugares ao mesmo tempo, resolvendo situações que hoje são impossíveis. Com isso, a confiança digital, que antes era de plena hesitação, será parte de uma navegação on-line de grandes certezas, deixando as dúvidas de lado.
“Se antes falávamos em bilhões, agora projetamos que, até 2030, a comunicação global ultrapassará 3trilhões no PIB mundial. Esse montante inclui tanto os investimentos quanto o retorno para aqueles que souberem usar sua influência de forma estratégica na construção de autoridade pública para suas marcas”, destaca Sternberg Cherkesian, Key Opinion Leader Global da comunicação.
Outra situação da comunicação global que vem tendo destaque na mídia é a collab, ou seja, a colaboração entre empresas. Imagine uma marca pegando emprestado o protagonismo da outra. As duas se beneficiam dos engajamentos mútuos. Essa mistura de situações improváveis é sucesso no cinema desde tempos atrás. É onde os animais conversam com seres humanos e robôs fictícios interagem conosco.
“As inteligências artificiais vêm fazendo isso com maestria. Hoje podemos intercalar situações não sócom seres vivos, mas produtos. O McDonald’s e a parceria inusitada como Duolingo é a prova disso”, aponta Sternberg.
São as inovações disruptivas, as collabs e alianças estratégicas que se unem num só objetivo: a entrega perfeita de uma marca ao seu público, tornando essas pessoas inclusive fiéis aos produtos.
Esse conceito de popularidade, notabilidade e reputação é explorado no livro “Autoridade – Notoriedade Pública Mudando o Mundo: como obtê-la”, escrito pelo próprio CEO do Group Lookstar. Disponível na Amazon, a obra orienta empresas e profissionais sobre a importância da comunicação como ferramenta de influência e crescimento global.
Além disso, o Group Lookstar está lançando a Wellmexh, uma plataforma inovadora para potencializar a comunicação no mundo. “Adaptar-se a essa realidade é essencial para manter a relevância no cenário digital. Para tanto, toda baseemocional e lógica, além da comunicação plena devem ser protagonistas na rotina de qualquer empresa”, conclui o executivo.