Inovação. Substantivo feminino que se tornou um mantra do mundo corporativo a partir dos Anos 1990. Onze entre dez CEOs de grandes companhias têm a missão de fazer suas equipes pensarem de forma inovadora. É a tal frase “Pensar fora da caixinha”, que, de tão falada, nem é mais inovadora. Mas engana-se quem acha que inovar se restringe apenas ao mundo profissional. É para a vida. Para o dia a dia. É uma forma de superar as situações que surgem no nosso caminho. E ter uma mentalidade inovadora não é apenas um dom. É um exercício que deve ser praticado.
Para o começo de conversa, é necessário entender que a inovação não é sobre ter ideias incríveis e revolucionárias, mas manter atitudes que nos impulsionem a pensar além do que estamos vendo. É uma ótima ferramenta para solucionar problemas, encontrar novas oportunidades e tornar ambientes melhores.
CEO de um ecossistema com 19 empresas, Urandir Fernandes de Oliveira usa sua trajetória empreendedora para incentivar quem está iniciando um negócio e quem deseja abrir um. Com mais de 30 anos como empreendedor, o executivo dá 5 dicas para os novos empresários tocarem seus negócios em 2025.