Suzana Matos, pesquisadora em saúde preventiva ocular em primeira infância e futuras gerações, com foco em Bioética, planejamento familiar, imunização e o direito à Informação. Pós-Graduada em Políticas Públicas pela CLACSO Buenos Aires, curso reconhecido pela Unesco e também Pós-Graduada em Direito Médico e Bioética pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Cursando Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina.
Há vinte e cinco anos, a saúde ocular infantil passou a ser uma missão de vida. Suzana então ingressou no projeto de pesquisa Preview Saúde Preventiva Ocular que teve início em 2015, e segue com o sonho da fundação do Instituto Isa Mendes, que levará o nome de sua filha, que passou por anos de tratamento oftalmológico. Essa jornada de aprendizado foi direcionada à missão de ajudar pais e familiares que procuram informações e assistência.
Em maio de 2024 foi o marco do início do projeto de desenvolvimento de uma cartilha para levar informações às famílias, especialmente às mães, líderes de comunidade, educadores, profissionais da saúde e assistentes sociais. A cartilha será de modelo pedagógico e de educação conscientizadora. “Ela terá uma função de difusor de conhecimento de forma didática para fácil compreensão, e para destacar as principais oftalmopatias infantis, na perspectiva da inclusão social e proteção à saúde infantil, evitando os agravos que determinam o aparecimento de deficiências, reduzindo a ansiedade das mães e familiares, e aumentando a autoconfiança no cuidado domiciliar”, disse Suzana.
“Nem todas as patologias visuais são aparentes, sendo extremamente importante levar informação às famílias sobre exames preventivos, como identificar sinais e sintomas de algum possível distúrbio funcional, quais são as ações para alcance de tratamento, reabilitação visual, e cuidados de rotina”, finalizou a pesquisadora Suzana Matos.
Para saber mais sobre Suzana Matos, e também obter mais informações sobre o assunto da matéria, siga o Instagram @suzanamatos.saudeocular