AgendaNoticias

Terceiro fim de semana do festival Universo Spanta tem a rainha Xuxa, Gloria Groove, Olodum, Elba Ramalho, Criolo, É  o Tchan, Beija Flor e convidados especiais

No terceiro fim de semana, o Universo Spanta 2024, maior festival de música brasileira do país, que conta com o patrocínio da Petrobras, traz uma programação que aposta na memória afetiva do público. A estrela Xuxa apresenta no sábado, dia 20 de janeiro, um show para fazer todo mundo relembrar dos seus grandes sucessos nos anos 90. Antes de a rainha subir ao palco, os baianos do É o Tchan trazem o espetáculo de comemoração dos 30 anos de carreira da banda para fazer todos dançarem. E caberá à musa Gloria Groove encerrar os trabalhos no palco Guanabara.  Já no palco Lapa, o grupo vocal Fat Family completa a escalação junto com a revelação Yago Oproprio Abayomi com a participação de MC Tha. Na Passarela dos Cortejos, nova atração de 2024, a Escola de Samba Beija Flor e o bloco Spanta Neném comandam o carnaval.

No dia anterior, sexta-feira, 19 de janeiro, no Palco Guanabara, vários encontros prometem presentear  o público com shows memoráveis. A potência da batida do bloco afro Olodum terá a participação de Margareth Menezes. O show do paulista Criolo traz a sambista carioca Teresa Cristina como convidada. E, do Nordeste, vem o som do forró e xote de Elba Ramalho com o parceiro de vida Geraldo Azevedo. No Palco Lapa, um dos artistas mais consagrados da MPB, João Bosco, convida a revelação baiana Xênia França, artista que acaba de ganhar um Grammy Latino de melhor álbum pop.  E dois grupos que fazem parte da história da música foram escalados: o soul da Black Rio com Luciana Mello e Negra Li e o rock pop alternativo da Cor do Som,  com a participação de Bebel Gilberto.

Primeiras duas semanas de Universo Spanta

O primeiro fim de semana do Universo Spanta 2024 teve shows que entraram para história do Festival, e o clima de pré-Carnaval envolveu a Marina da Glória, com a estreia da Passarela de Cortejos onde desfilaram o Bloco Spanta Neném e a escola de samba Portela.  Na sexta, dia 5 de janeiro, quem abriu os trabalhos no Palco Guanabara foi a cantora Marina Sena com um show que fez todo o público dançar e uma convidada especial: Juliette. Em seguida, foi a vez da cantora Simone apresentar o espetáculo “Tô Voltando”, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, e entoar sucessos como “Cigarra” e “Desesperar Jamais”. O ponto alto do show foi o encontro inédito da artista com a cantora Maria Gadú. Juntas cantaram “Shimbalaiê”, “Iolanda”, “Odara”, entre outros sucessos musicais. Encerrando a noite, o funk de Rebecca, com direito a performance de pole dance e participação especial de Pabllo Vittar. No Palco Lapa, a abertura ficou por conta da Sambay, primeira roda de samba LGBTQIA+. Logo depois, foi a vez do pop cheio de rebolado de Thiago Pantaleão, e do show de Adriana Calcanhoto que recebeu o cantor Rubel. Fechando os trabalhos, Johnny Hooker subiu ao palco com sua apresentação prá lá de irreverente. 

No sábado, 6 de janeiro, a diversidade de gêneros musicais tomou conta do festival. O funk carioca comandado por Dennis abriu os trabalhos no Palco Guanabara, seguido do show do multi-instrumentista Silva. O baiano Carlinhos Brown trouxe o amigo e parceiro de Tribalistas, o ex-Titãs, Arnaldo Antunes, com uma apresentação que vai entrar para a história do Universo Spanta 2024. No Palco Lapa, a revelação Rachel Reis, com sua mescla de MPB e pagode baiano, abriu os trabalhos, seguida de Tiago Iorc, que recebeu a cantora Duda Beat. Xande de Pilares fez o público sambar e cantar e também trouxe um convidado: Andrezinho, do Molejo. Encerrando o fim de semana, teve  música sertaneja com a nova revelação feminina Lauana Prado

Na segunda sexta-feira do Universo Spanta 2024, maior festival de música brasileira do país,   a noite foi de encontros no Palco Guanabara. A banda Gilsons, formada por Francisco, João e José Gil, fez uma homenagem à música de Bob Marley, desfilou seus sucessos e recebeu no palco o cantor paraibano Chico César, num encontro inédito e histórico. Logo depois foi a vez do reggae do Maneva tomar conta da Marina da Glória, trazendo o músico Gabriel Elias. E encerrando a noite foi a vez do BaianaSystem trazer para o palco toda a sua irreverência e provocação, e ter a companhia de dois convidados: o carioca BNegão e  a baiana Larissa Luz, que comandou uma roda totalmente feminina.

No Palco Lapa, quem abriu os trabalhos foi Ana Cañas, que apresentou seu show com as canções do eterno Belchior e fez todo o público cantar junto. Em seguida, provando que o festival aposta na diversidade e na mistura de ritmos e gêneros, a banda de reggae Ponto de Equilíbrio recebeu a galera do rap da 3030. Depois foi a vez da  Nação Zumbi fazer um show especial convidando a cantora Tulipa Ruiz.

No último sábado, 13 de janeiro, o público presente nas pistas da Marina da Glória não parou de dançar mesmo debaixo da chuva torrencial que caiu sobre o Rio de Janeiro. No Palco Guanabara, o sertanejo raiz da dupla César Menotti e Fabiano trouxe o clima de bailão do interior para a Cidade Maravilhosa. Logo depois o público foi brindado com o primeiro show da banda de pagode SPC com participação de Alexandre Pires, que agradeceu ao convite do festival e disse estar muito feliz de antecipar a largada da turnê para um público tão contagiante. A noite terminou com muito carnaval baiano sob o comando de Bell Marques. No Palco Lapa, o pop romântico de Maurício Manieri e o funk carioca com Buchecha fizeram o público cantar junto.A grande novidade do fim de semana aconteceu no espaço Corcovado, com o batidão dos ParedõesA Cuca, Furacão 2000 e O Chatubão trazendo o clima de baile das comunidades da cidade para a Marina da Glória.

E tem mais…

No último fim de semana, o festival Universo Spanta traz um time de primeira em suas especialidades. No sábado, 27 de janeiro, tem a dupla sertaneja Jorge e Mateus, a banda de pagode Raça Negra e o piseiro misturado com forró de João Gomes. Da novíssima geração, tem samba com  Marvvila, e muito trap com Teto, Wiu e Vulgo FK.

E, encerrando a edição 2024, uma programação dominical, no dia 28 de janeiro, traz o cantor Belo, o sambista Martinho da Vila, que irá apresentar o espetáculo “Canta, Canta, Minha Gente”, com sucessos como ‘Disritmia’ e ‘Ex-Amor, e Benito di Paula. Além de uma grande homenagem à Lapa, com o musical ‘Lapada’, que reúne artistas que fazem parte da cena cultural do bairro do Centro do Rio, como os cantores Moysés Marques, Áurea Martins, Luiza Dionísio e Marcos Sacramento, e os instrumentistas Bebê Kramer, Gabriel Grossi e Esguleba, com repertório e arranjos de Edu Neves

Estrutura e ingressos

Em 2024, os shows do Universo Spanta serão divididos em dois palcos: o Lapa, que estará localizado na área de jardins da Marina da Glória, e o Guanabara, à beira da Baía, que contará com uma cobertura ainda maior, com mais qualidade e resistência, para garantir conforto ao público. Toda a área gramada ganha piso especial, e o pavilhão coberto se transformará em uma grande praça de alimentação, com mais opções gourmet, e a realização de rodas de samba e os paredões do funk. Os ingressos serão divididos em Pista e Espaço Cidade Maravilhosa, área exclusiva perto do Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios.

Sobre a Petrobras

É com grande satisfação que a partir de agora o Universo Spanta conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, uma iniciativa histórica que vem promovendo o desenvolvimento cultural do Brasil há décadas. Por meio do incentivo a diversas iniciativas, como o Festival Universo Spanta, a Petrobras traz a certeza de que a cultura é uma importante energia que movimenta a sociedade. A empresa acredita que a criatividade e a inspiração são combustíveis poderosos para estimular o crescimento e promover mudanças significativas na sociedade. Através do Programa Petrobras Cultural, a companhia tem sido um apoio fundamental à cultura brasileira, atuando como um agente transformador e impulsionador do desenvolvimento por mais de 20 anos em todas as esferas da arte e da cultura no Brasil.

Serviço

Universo Spanta 2024

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro

Setores: Pista e Espaço Cidade Maravilhosa (área exclusiva próximo ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, com livre acesso às áreas comuns do festival)

Tipos de Ingressos: Individual 

  • Passaporte* para todas as sextas
  • Passaporte* para todos os sábados, 
  • Meia Solidária*, Meia-Entrada** e Inteira.

Para comprar clique aqui

* Com o passaporte, o público tem a possibilidade de comprar ingressos para todas as sextas-feiras (3 datas) ou para todos os sábados (4 datas) com um preço promocional.

Programação:

Terceiro fim de semana

Sexta – Dia 19 de janeiro – Abertura dos portões 18h

Palco Guanabara – A partir das 21h30 – Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, Criolo  part. De Teresa Cristina, Olodum Part. Margareth Menezes

Palco Lapa – A partir das 19h00 – Voa Sabiá, A Cor do Som Part. Bebel Gilberto, João Bosco part. Xênia França,  Banda Black Rio part. de Luciana Mello e Negra Li

Sábado – Dia 20 de janeiro – a partir das 16h

Palco Guanabara – A partir das 19h00 – É O Tchan, Xuxa, Gloria Groove

Palco Lapa – A partir das 16h – DJ, Santa Fanfarra, Abayomi Part. Mc Tha, Yago Oproprio, Fat Family, DD

Espaço Corcovado –  A partir das 20h40 – Roda de Samba

Passarela dos cortejos – Desfile no intervalos dos shows do Lapa e Guanabara – Spantosa Bateria, Bloco Spanta Neném, Beija Flor e Bloco Spanta Neném

Quarto fim de semana

Sábado – Dia 27 de janeiro – a partir das 16h

Palco Guanabara – A partir das 19h10 – João Gomes, Jorge e Mateus, Raça Negra

Palco Lapa – A partir das 16h – DJ, Marvvila, Vulgo Fk, Wiu, Teto

Espaço Corcovado –  A partir das 20h40 – Roda de Samba

Passarela dos cortejos – Desfile nos intervalos dos shows do Lapa e Guanabara – Spantosa Bateria, Bloco Spanta Neném, Grande Rio e Bloco Spanta Neném

Domingo – Dia 28 de janeiro – a partir das 16h

Palco Guanabara – A partir das 20h – Martinho Da Vila, Belo, Universo Yolo

Palco Lapa – A partir das 18h – Lapada,  Benito Di Paula

Espaço Corcovado –  A partir das 16h30 – Favela Movimenta com a participação de Thiago Martins

Passarela dos cortejos – Desfile nos intervalos dos shows do Lapa e Guanabara – Spantosa Bateria, Salgueiro

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo