Coluna Rodrigo TeixeiraEventosMúsica

The Town 2023: Festival anuncia o lançamento do clipe da música-tema, na voz da cantora Iza

O hino do festival conta com a participação do baterista da banda Sepultura, Eloy Casagrande, e da orquestra comandada pelo maestro Eduardo Souto Neto

O novo e maior festival de música, cultura e arte de São Paulo lança hoje o clipe de uma de suas músicas-tema, inspirada na maior metrópole do país e o grande hino do megaevento. Organizado pelos mesmos criadores do Rock in Rio, a principal música-tema de The Town foi composta por Eduardo Souto Neto, que também foi o maestro da orquestra formada por 33 músicos que participaram da gravação da música. A cantora e fenômeno brasileiro, Iza, dá voz a canção e protagoniza o clipe, que também conta com a participação de Eloy Casagrande, da banda Sepultura. The Town realizará sua primeira edição no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro de 2023.

Para Roberto Medina, criador e presidente do Rock in Rio e The Town, a música inspira festival e festival inspira música, por isso, uma música-tema composta exclusivamente para The Town faz parte da essência de um festival de música e desperta a emoção do público.

“Quando pensamos em Rock in Rio, imediatamente lembramos dos versos da canção que se tornou um clássico e um hino verdadeiramente poderoso e emblemático. Com The Town não será diferente e o novo festival já nasce com duas trilhas originais criadas especialmente para ele, mostrando a diversidade de ritmos que estarão presentes nos palcos e nesta grandiosa Cidade da Música que estamos desenvolvendo. E, pela primeira vez na história, estamos lançando um clipe com a cantora Iza performando o novo hino que, em breve, ganhará vida pela boca dos fãs que querem estar juntos conosco em São Paulo, criando novas lembranças e memórias”

Para o maestro Eduardo Souto Neto, também compositor da música tema do Rock in Rio e do “Tema da Vitória” da Fórmula 1, imortalizada por Ayrton Senna, o convite para compor a canção que dará vida a um novo festival significou também resgatar uma história de longa data, que começou em 1984 e se eternizou.

“Há cerca de 38 anos, o empresário Roberto Medina entrou em contato comigo pedindo a composição de um tema musical para um novo festival que ainda iria nascer e que prometia se tornar histórico. Naquela época, eu jamais imaginaria que estávamos ali colocando o Brasil na rota das turnês internacionais e que o tema que eu compus entraria para a história, sendo cantado até hoje pelas novas gerações. Agora, com o nascimento de The Town, me emociono novamente por ter composto essa nova canção que, junto com o festival, espero que repita o desempenho de sucesso que temos no Rock in Rio.”

A cantora Iza celebra este momento e destaca a felicidade em fazer parte da história do The Town. “The Town nasce consagrado. Fiquei muito feliz por dar voz ao que se tornará um hino para o evento, a canção sem dúvida conecta o público e passa por gerações. É maravilhoso saber que eu vou fazer parte do The Town em suas várias edições, é um prazer para mim ser a primeira intérprete dessa canção e estar com a belíssima Orquestra do maestro Eduardo Souto Neto e meu amigo Eloy Casagrande, que também é o baterista da música-tema. Vou estar ali com a minha voz e imagem fazendo parte de momentos icônicos. É um presente muito grande para mim”.

O clipe está sendo lançado simultaneamente no YouTube de The Town e em suas redes sociais (@thetownfestival no YouTube, Instagram e Twitter e @festivalthetown no Facebook).

The Town já nasce gigante

Dos mesmos criadores do Rock in Rio, The Town estreia na grande metrópole no dia 2 de setembro de 2023, e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 350 mil m2, que será totalmente renovada. O novo festival já se posiciona como um evento de grande relevância, não apenas para a capital paulista, como também para todo o Brasil e já soma mais de 215 mil seguidores em suas redes sociais, lançadas há poucos meses.

A primeira edição do novo festival já ganhou duas músicas-tema, gravadas nas vozes de Iza e Criolo. A primeira, considerada o grande hino do evento, tem interpretação de Iza, com a participação do baterista da banda Sepultura, Eloy Casagrande, e de uma orquestra comandada pelo maestro Eduardo Souto Neto. Já a segunda, um trap em homenagem a arte e cultura da capital, foi gravada pelo rapper Criolo em uma colaboração inédita com a Iza e o diretor artístico Zé Ricardo. A composição da letra é de Criolo e Zé Ricardo. Ambos os cantores já estão confirmados no line-up do festival.

Com previsão para receber cerca de 500 mil pessoas em mais de 235 horas de música, a Cidade da Música contará com cinco palcos, onde o público poderá imergir em novas e inesquecíveis experiências. Com cenografia inspirada em ícones da arquitetura paulistana e apresentando uma diversidade única de ritmo e união de tribos, The Town chega a São Paulo com apoio, força e empoderamento de gente grande. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, está previsto um impacto econômico de R$1.7 bilhão, o maior já visto na capital, além de gerar mais de 19 mil empregos diretos.

De olho no festival

Faltando pouco mais de nove meses para a primeira edição, o evento já tem atraído a atenção de diversas marcas. The Town conta com patrocinadores e apoiadores de peso como Itaú, Americanas, Porto, Vivo e Riachuelo – patrocinadores oficiais; a Red Bull, a Movida, a Estácio e a LATAM entram como apoiadores do evento; e os jornais Estado de São Paulo, O Globo e a Folha de São Paulo e a Eletromidia como media partner.

The Town tem, ainda, a Heineken como patrocinadora Master, bem como os parceiros de mídia e transmissão: TV Globo, Multishow e Globoplay, as rádios 89FM, Rede Mix com as rádios Mix FM 102.1, Rio de Janeiro e Mix FM 106.3, São Paulo.

Uma Cidade que não dorme: The Town oferece entretenimento para todos   

Inspirado nos prédios emblemáticos de São Paulo, o palco ‘Skyline’ é o maior palco do evento e é também onde receberá os maiores artistas do mundo, incluindo a tradicional queima de fogos de artifício sincronizada, na abertura e no encerramento. Com inspiração na arte urbana da selva de pedras, o palco ‘The One’ contará com conteúdo exclusivo do festival, através de encontros e apresentações produzidas sob medida. As bandas consagradas e novos artistas devem consolidar o tom de diversidade de ritmos em shows únicos e inesquecíveis.

Desembarcando do Rio para São Paulo, o ‘New Dance Order’ será o palco dedicado à música de pista, passando pelos gêneros house, techno, trance, bass, trap, EDM e outros beats eletrônicos. The Town também contará com mais um espaço para lá de especial – a ‘São Paulo Square’, palco inspirado na região em que a Cidade foi fundada. Ali, se reunirão alguns dos seus principais ícones históricos, como a Catedral da Sé e a Estação da Luz, embalados ao ritmo de muito jazz e blues.

A homenagem à capital não para por aí. O festival também traz para o público os antigos galpões das fábricas que ajudaram a elevar o nome de São Paulo. O palco ‘Factory’ trará o mood da cultura urbana e terá performances de street dance e shows de trap, hip hop e rap – que estão entre os gêneros mais consumidos da metrópole.

Para completar, ao melhor estilo da cidade, The Town contará com o ‘Market Square’, espaço gastronômico que trará toda a diversidade da culinária paulista. Os cardápios serão criados exclusivamente para The Town e assinados por conceituados chefs, bares e restaurantes que mostrarão porque São Paulo é reconhecida como a capital gastronômica do país.

The Town ainda contará com a ‘Área VIP’, espaço climatizado com buffet assinado por renomado chef e bar exclusivo. A área terá estacionamento e acessos exclusivos para o evento.

Sobre a Rock World

A Rock World é a empresa criadora de experiências que nasceu do maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio. Com a missão de proporcionar experiências inesquecíveis através da música e do entretenimento, a marca tem como base de sua cultura corporativa a arte de sonhar, de fazer acontecer e inspirar as pessoas através da filosofia de construir um mundo melhor. 

Hoje, além do Rock in Rio, a Rock World expandiu sua área de atuação para outros projetos de produção de experiências que abrangem diferentes áreas. No Live Entertainment, a marca possui o The Town, o novo e maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que acontecerá no Autódromo de Interlagos, em setembro de 2023. Na área de Conteúdo, o Rock in Rio Studios é o produto que reforça o DNA da companhia para a criação de conteúdos audiovisuais Originais e o posicionamento no mercado como uma marca ainda mais poderosa e potente de comunicação.

Na área de projetos de Educação, o Humanorama e o Rock in Rio Academy buscam ativar a potência das pessoas para contribuir na construção de um mundo melhor. A empresa também possui a marca Game XP, dedicada a experiências físicas e digitais no universo de games e e-sports, incluindo o evento game XP, que reúne o mundo geek junto com a música; o Dance Off, que é a competição de dançarinos de periferias de todo o país; e a Grrrls League, que é a maior liga feminina de CS:GO do mundo.

Ao ampliar sua atuação para tantos campos e diferentes negócios, a Rock World é hoje uma das maiores empresas de criação e produção de conteúdo proprietário de Live Experience no mundo.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.
Botão Voltar ao topo