Na Fama com Jairo Rodrigues

Toxina Botulínica: Dra. Marcele Arouca explica como funciona e quando é indicada

A toxina botulínica é muito utilizada em procedimentos estéticos e contribui significativamente no trato de doenças dermatológicas e neurológicas.

Há algumas décadas cientistas descobriram que doses pequenas da substância poderiam trazer benefícios estéticos, além de ajudar no tratamento de certos distúrbios e patologias. A aplicação dessas quantidades mínimas produz uma paralisia controlada e não oferece riscos. 

Para entendermos um pouco melhor sobre esse assunto, conversamos com a dentista, Dra. Marcele Arouca que é especialista em Harmonização Orofacial, e ela começou nos explicando qual a principal função desse procedimento.

“Sua principal função é atuar nas rugas dinâmicas de expressão a fim de amenizá-las, e é um produto que atua diretamente no músculo”. Conta a dentista.

Ainda hoje existe dúvidas em relação ao uso da Toxina Botulínica e o Ácido Hialurônico. A especialista nos conta o que difere um do outro.

“O Ácido Hialurônico é um material para preenchimento/volumização das regiões como lábios, mandíbula, entre outros. Já a Toxina promove um relaxamento que é visto como paralisação do músculo da região da testa glabela e pé de galinha, atuando nas rugas dessas regiões”, afirma Dra. Marcele.

A dentista apontou também que a Toxina Botulínica além de ser indicada para região da testa glabela e pés de galinha, é usada também para tratamento de pacientes com bruxismos ( ranger de dentes) e enxaqueca.

De acordo com a especialista não há uma idade exata para fazer o procedimento contra as rugas, mas que pode ser feito a partir dos 30 anos em diante. Sobre as contraindicações ela faz um alerta. “É contraindicado para gestantes e pacientes que estiverem sob algum tratamento médico importante”, pontuou.

Outra grande vantagem da Toxina Botulínica, segundo a dentista, é que os resultados do procedimento já podem ser vistos após o quinto dia de aplicação.

Em geral a técnica é segura, oferecendo baixo risco de complicações, mas se você tem interesse nesse tipo de tratamento, lembre-se de procurar sempre por um profissional habilitado.

Jairo Rodrigues

*Jairo Rodrigues* Jornalista, apresentador e crítico de TV. Ao longo da carreira, passou por diversos programas e emissoras de TV. Escreve sobre a vida dos famosos e os bastidores da televisão desde 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo