CulturaNoticias

Turma da Mônica Jovem lança HQ “Desconectados?” em parceria com YouTube e Redes Cordiais para discutir uso consciente das telas

A relação entre jovens, tecnologia e equilíbrio digital ganha espaço nas páginas da nova HQ “Desconectados?”, protagonizada pela Turma da Mônica Jovem. O projeto é uma iniciativa da Redes Cordiais, em parceria com o YouTube e a MSP Estúdios, e será lançado no dia 29 de outubro, às 10h30, na Gibiteca Henfil, em São Paulo. A publicação chega nas versões impressa e digital, propondo um diálogo direto com estudantes sobre o uso responsável das telas e o valor da leitura no cotidiano.

Com roteiro da própria MSP Estúdios, a história se passa em um ambiente escolar e acompanha os personagens ao descobrirem que o uso de celulares será proibido em um passeio da turma. A partir daí, o enredo mostra como a desconexão pode gerar descobertas significativas, reforçando a importância de equilibrar a vida digital e as experiências offline.

O lançamento integra a Semana Brasileira de Educação Midiática, que faz parte da Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week), evento internacional promovido pela UNESCO.

“A revista é uma oportunidade de dialogar com os estudantes sobre o uso equilibrado dos dispositivos digitais para além da simples proibição. Queremos incentivar escolhas conscientes e saudáveis, que promovam uma leitura crítica do contexto em que vivemos e a reflexão sobre o que é ser um cidadão digital atuante e responsável”, explica Januária Cristina Alves, coordenadora do Pequenos Cordiais, núcleo infantojuvenil da Redes Cordiais.

Para a MSP Estúdios, o projeto reforça o compromisso dos personagens com temas contemporâneos. “A Turma da Mônica Jovem empresta seu carisma para um desafio importante: estimular a leitura em tempos de intensa conexão digital”, afirma Marina Sousa, diretora executiva do estúdio.

YouTube, que financia o projeto, destaca o papel da iniciativa em sua política de responsabilidade digital. “Integrado à nossa abordagem responsável no ecossistema, o YouTube apoia diversas iniciativas de educação midiática. Essa atuação reflete a preocupação constante em incentivar o uso equilibrado das telas por crianças e adolescentes”, afirma Luana Nazareth, gerente de parcerias de conteúdo infantojuvenil da plataforma.

A HQ será distribuída inicialmente para alunos da EMEF Brigadeiro Faria Lima (SP) e, posteriormente, para escolas públicas e privadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Outras cidades poderão participar por meio de parcerias locais.

Além da história em quadrinhos, o evento contará com a participação da Imprensa Jovem da EMEF Brigadeiro Faria Lima, reforçando a importância da escuta e da produção midiática entre estudantes.

O projeto marca mais um passo das iniciativas brasileiras voltadas à educação midiática, conectando o universo lúdico da Turma da Mônica Jovem ao debate sobre comportamento digital, responsabilidade e cidadania online.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo