A TV Globo promove nesta quinta-feira, dia 3, logo após a novela ‘Mania de Você’, os debates entre candidatos às prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro. Foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, e candidatos que tenham alcançado pelo menos 6% de intenções de voto na última pesquisa da Quaest, divulgada no dia 30 de setembro. Além disso, sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum. Em São Paulo, o debate será mediado por César Tralli e transmitido para São Paulo. Participam os candidatos Datena (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB). No Rio, a mediação será feita por Ana Paula Araújo, com transmissão para o Rio de Janeiro. Participam os candidatos Alexandre Ramagem (PL), Eduardo Paes (PSD), Marcelo Queiroz (PP), Rodrigo Amorim (União Brasil) e Tarcísio Motta (PSOL).
Somente no primeiro turno, a TV Globo e suas afiliadas realizam 104 debates pelo país. Destes, 58 são transmitidos pelo g1, com acesso aberto para o público de todo o Brasil no link g1.com.br . Posteriormente, o portal também irá publicar na íntegra as entrevistas coletivas realizadas logo após o final dos debates com os candidatos de São Paulo e do Rio de Janeiro. O ‘Fato ou Fake’ publicará a checagem das declarações duvidosas dadas por eles. Já o Globoplay exibe o sinal da TV Globo em simulcast.
A GloboNews transmitirá, simultaneamente com a TV Globo, os debates de São Paulo, para o estado de São Paulo, e do Rio de Janeiro, para o estado do Rio de Janeiro. Em seguida, entra no ar a ‘Central das Eleições’ especial com Natuza Nery e o time de comentaristas do canal trazendo todas as informações e análises sobre os debates. Participam da cobertura os jornalistas Gerson Camarotti, Julia Duailibi, Daniela Lima, Fernando Gabeira, Míriam Leitão, Merval Pereira, Flávia Oliveira, Ana Flor, Octávio Guedes, Mônica Waldvogel, Valdo Cruz e Eliane Cantanhêde.
Regras do debate para Rio de Janeiro e São Paulo
Os candidatos ficarão posicionados lado a lado no estúdio. Os debates terão quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres. O candidato (sorteado anteriormente) escolhe para quem direciona sua pergunta, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco. Todos deverão fazer uma pergunta e responder a uma pergunta. O segundo e o quarto blocos serão com temas determinados. A mecânica é a mesma, com o mediador sorteando em uma urna o tema que deverá ser abordado.
Os candidatos terão 40 (quarenta) segundos para fazer as perguntas, um minuto e 40 (quarenta) segundos para a resposta, um minuto e 15 (quinze) segundos para a réplica e um minuto para a tréplica. Ao final do quarto bloco, cada candidato terá dois minutos para fazer suas considerações finais.
Coletiva de imprensa
Após o término dos debates, cada candidato será conduzido às salas de imprensa dos estúdios da Globo em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde terá a possibilidade de conceder uma breve entrevista coletiva. A ordem foi definida por sorteio na presença de representantes dos partidos.
São Paulo: Datena (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB), Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB).
Rio de Janeiro: Eduardo Paes (PSD), Marcelo Queiroz (PP), Alexandre Ramagem (PL), Tarcísio Motta (PSOL) e Rodrigo Amorim (União Brasil).
Os jornalistas que desejarem receber informações sobre a cobertura multiplataforma de eleições da TV Globo, da GloboNews e do g1 podem se cadastrar no site de imprensa e/ou ingressar no grupo de Whatsapp por meio deste link.