16 de abril é comemorado o dia mundial da voz, a celebração que foi iniciada no Brasil, em 1999, e que a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
O objetivo neste dia e nessa semana é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida.
O câncer de laringe, por sua vez, também tem cenário preocupante: estima-se que a cada ano surjam cerca de 7.650 casos, predominantemente em homens acima de 40 anos, segundo o INCA. Isso representa 25% dos tumores malignos que acometem essa área e 2% de todas as doenças malignas.
Um dos maiores fonoaudiólogo do Brasil Vini Fono, fala da importância da boa saúde vocal:
“Devemos valorizar mais o instrumento vocal, não apenas se você usa ele como ferramenta de trabalho, a nossa voz é muito importante, a nossa identidade”
Viní dá dicas importantes acerca da voz:
Evite bebida alcoólica, ela resseca a voz, dando um efeito anestésico nas pregas vocais. Isso faz com que ocorra um esforço maior na hora de falar, o que acaba causando rouquidão ou até mesmo a perda da voz;
Evite consumir alimentos gordurosos, pois eles prejudicam a performance vocal do cantor.
Não use sprays e pastilhas: eles também têm um efeito anestésico e mascaram sintomas, além de provocar o uso inadequado da voz;
Rouquidão persistente a mais de 15 dias, procure um médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo especialista em voz.
Beba bastante água, elas hidratam o corpo e ajudam na performance vocal.