Cuidar da imagem de uma empresa não é uma tarefa fácil, pois é necessário um estudo minucioso sobre qual identidade a marca deseja passar e quais são os passos para alcançar a meta. A publicidade está por toda a parte e, por isso, é fundamental que não seja apenas boa, mas que alcance o seu objetivo: a ação.
Uma pesquisa feita pela Offerwise para a Globo mostra que 68% das pessoas conheceram novos produtos através de vídeos na internet ou TV, e 77% relatam que se interessaram por produtos vistos em propagandas. Isso confirma o poder de uma boa divulgação e o planejamento de marca.
Para a especialista em marketing e CEO da Vivere Press, Gabriella Vivere, uma boa publicidade requer uma pesquisa dedicada e eficaz: “Trabalhar com a imagem de uma marca é, de fato, vestir a camisa para conseguir passar quem ela é e entender como podemos transmitir isso na mídia”.
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A executiva destaca que existem cinco passos fundamentais que não podem faltar durante o processo criativo:
1. Faça uma boa pesquisa de mercado
Compreender o cenário em que a marca se encontra auxilia na construção de um bom planejamento. A agência deve visualizar qual é o posicionamento da empresa, quais seus concorrentes, seu público-alvo, ter em mãos tudo o que está em volta dessa marca.
2. Deixar claro a persona do cliente
Quais são os desejos dessa marca? O que a inspira? Qual sua missão, visão e valores? Parece clichê, porém, é o básico que funciona. Uma empresa sem uma identidade bem definida, pode se perder em meio a tantas imagens rolando pela internet.
3. Crie uma mensagem consistente
Após entender tudo sobre a marca e ter propriedade sobre ela, construa uma mensagem que transmita tudo isso de forma clara, objetiva e consistente. Tenha certeza de que, em toda comunicação, a voz reflita uma só identidade, uma só persona.
4. Produza um conteúdo relevante
Atualmente, existem diversos tipos de conteúdos nas redes sociais, desde notícias relevantes até vídeos engraçados. É necessário achar um equilíbrio entre os dois extremos e entregar conteúdos que tenham a ver com o cliente e que podem agregar ao público dele.
5. Analisar e medir os resultados
Acompanhar constantemente os dados de alcance, engajamento, conversões, entre outras ferramentas de análises, é ideal para entender se o caminho que está sendo seguido é o correto, ou se mudar as estratégias é uma possibilidade.