A 15ª Festa da Colheita de Capim-Dourado, que acontece na comunidade Mumbuca, no município de Mateiros, é uma festividade realizada anualmente pela Associação do Povo Mumbuca e com apoio do Governo do Tocantins.
Durante a festa, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) faz a entrega das licenças emitidas por artesãos, extrativistas, agricultores familiares e produtores rurais, pois é um documento obrigatório para coleta, manejo e transporte do capim-dourado e do buriti.
O artesanato feito a partir das hastes do capim-dourado e das fibras da folha do buriti são uma importante atividade econômica e um símbolo cultural da região. Além disso, o próprio extrativismo vegetal é uma das principais fontes de renda das comunidades originárias e tradicionais do Jalapão.
Durante a Festa da Colheita os visitantes acompanham apresentações musicais e teatrais, torneios esportivos, vivências na cultura da comunidade e, também, exposições. No último sábado (16), a Rede TV Tocantins e Café com Vanessa estiveram no evento para mostrar um pouco sobre a cultura das comunidades.
Na tela da RedeTV TO você poderá acompanhar a história de algumas pessoas da comunidade, como Dona Doutora e Dona Santinha, além de ver o trabalho feito com capim-dourado do estilista Luiz Fernando Carvalho. A experiência vivida na 15ª Festa da Colheita de Capim-Dourado foi proporcionada a partir do convite feito pela empresa quilombola de expedição Jalapoeiros.
Repórter Natália Nolasco RedeTvTo