O selo Graphic MSP comemorou dez anos em outubro de 2022, mas o presente veio um pouquinho depois. O projeto acaba de bater a marca de mais de um milhão de exemplares vendidos. Nenhum outro selo de quadrinhos jovens adultos conseguiu tal feito no país.
A série também é a mais premiada do mercado, com diversos troféus HQMIX (Oscar dos Quadrinhos no Brasil) e até conquistou o primeiro Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro) da Mauricio de Sousa Produções por uma obra, com Jeremias – Pele, em 2019. Mas seu maior êxito foi formatar um mercado de quadrinhos para jovens e adultos que alavancou o interesse de outras editoras para publicação de material de outros grandes autores brasileiros.
Ao mesmo tempo, o projeto também está dando frutos além dos quadrinhos com os filmes live actions baseados em suas publicações. Laços e Lições, de Vitor e Lu Cafaggi, renderam a entrada da MSP nos live actions com grande sucesso; e o Astronauta de Danilo Beyruth inspirou a série de animação que será lançada pela HBO nos próximos meses. Além disso, Jeremias – Pele, de Rafael Calça e Jefferson Costa, ganhará uma série live action em breve.
Segundo o editor do selo na MSP, Sidney Gusman, esse sucesso demonstra não só a visão e grandeza de Mauricio de Sousa em ceder seus personagens para os outros autores brasileiros fazerem releituras em seus próprios estilos, como em perceber que seus personagens estão no DNA de toda uma nova geração de profissionais que deram tudo de si para fazer o melhor trabalho em homenagem a essas propriedades intelectuais. “Desde que ofereci o projeto ao Mauricio, acreditava no potencial dos materiais e apostava que muitos outros projetos poderiam advir das Graphics MSP. Felizmente, eu acertei”, completa Sidney.
A Profa. Dra. Sonia Luyten, que criou o primeiro curso de Histórias em Quadrinhos em 1972, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, com continuidade até hoje, considerado o primeiro do mundo, é autoridade na área de Quadrinhos no Brasil e no exterior, e analisa que este movimento das Graphics MSP deu um novo impulso editorial no país, conquistando milhares de novos leitores jovens e adultos, que estavam necessitando de estímulo para voltarem a ler quadrinhos. Isso ajudou para que leitores manifestassem interesse em conhecer obras de outras editoras e, especialmente, de novos autores independentes.
Mauricio de Sousa apoiou a ideia desde o início, justamente para estimular novos desenhistas a serem mais conhecidos pelo público da área. “Eu quero cada vez mais ver meus personagens se transformarem nas mãos de tão grandes desenhistas brasileiros. A cada novo projeto, meu coração bate mais forte, e o desafio que o Sidney Gusman propõe a cada autor vira uma onda de expectativa nos leitores da Turma da Mônica que, pelo sucesso, está dando muito certo”, afirma Mauricio.
Para a diretora de Marketing da Panini, Martina Limoni, “é muito gratificante para a Panini fazer parte desse marco na história do quadrinho brasileiro. Acompanhamos de perto, com grande orgulho, essa redescoberta dos leitores pela leitura — por meio das Graphics MSP — e a lembrança de que histórias em quadrinhos são para todos os púbicos”.
São 39 edições já lançadas. E a 40ª, que está em fechamento, é Magali – Receita, de Carol Rossetti, que sairá na CCXP, em dezembro.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 19,8 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 500 títulos de livros e mais de 1 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.