Uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, o Dia das Crianças movimenta o comércio desde 1924, sendo um impulsionador direto para a indústria de brinquedos. Segundo dados da Circana – empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo – em 2022 o mês de outubro representou 16% das vendas de todo o ano e registrou um crescimento de 11% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Segundo Ana Claudia Weber, Diretora de Client Development, da Circana, o Brasil apresenta um comportamento social de comprar presentes prestes às datas comemorativas e no Dia das Crianças não é diferente. “Os dados da indústria de brinquedos nos mostram essa tendência. Em 2022 o mercado registrou um crescimento de 8.3% nas duas primeiras semanas de outubro, em relação ao mesmo período de 2021”, afirma.
O levantamento da Circana aponta que em 2022, as figurinhas da Copa tiveram grande influência no crescimento da categoria de brinquedos, já que foram lançadas em agosto. Além delas, bonecas, carrinhos e brinquedos externos e esportivos (principalmente veículos grandes, operados a bateria) foram as categorias que mais impulsionaram o crescimento do mercado. Sem considerar as figurinhas, a categoria de brinquedos cresceu 8% no ano passado e as propriedades que mais cresceram foram Hot Wheels, Jurassic Park, Marvel Universe, Mercedes-Benz e Polly Pocket.
Ainda sem contar a venda das figurinhas, as lojas especializadas em brinquedos não demonstraram grande crescimento nas vendas em outubro de 2022, se comparado com 2021. O canal generalista, lojas que vendem mais de uma categoria, foi o responsável por impulsionar o crescimento do mercado no ano passado e o canal físico representou 82% do crescimento do mercado. Os dados mostram ainda que o e-commerce vem ganhando relevância no mês de outubro, registrando 11% das vendas nesse mês de 2022. Em 2019 esse canal representava 4% das vendas.
Ainda de acordo com os dados da Circana, o mercado de produtos licenciados vem ganhando relevância no mês de outubro ano a ano. Ele registrou 28% das vendas de outubro de 2022, enquanto em 2019 era responsável por 23% das vendas. As categorias com melhor desempenho no e-commerce no mês das crianças no ano passado foram blocos de montar e brinquedos externos e esportivos.
Fonte: EP Grupo