Automobilismo

A partir de abril, Detran-SP amplia cursos gratuitos de reciclagem para condutor

Saiba como realizar o curso de reciclagem de forma gratuita pelo Detran-SP

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou uma iniciativa inovadora. Através da Escola Pública de Trânsito, a partir de abril, será iniciada a primeira turma do curso gratuito de Reciclagem para Condutor Infrator em âmbito estadual, que visa aprimorar a segurança viária e promover uma conduta mais responsável entre os condutores por meio da reeducação dos conceitos e regras. 

O curso é obrigatório para os motoristas que tiveram suas habilitações suspensas ou cassadas (em caso de condenação judicial por delito de trânsito).

Esse curso faz parte do cronograma de atividades educacionais do departamento e já era oferecido gratuitamente aos interessados na cidade de São Paulo. No caso dos demais condutores do estado, o curso precisava ser pago e realizado nos CFCs (Centro de Formação de Condutores) credenciados. Com essa adaptação, será possível ampliar o programa que já acontecia na capital e oferecer tanto o curso como a prova teórica de forma gratuita no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Escola Paulista de Trânsito.

Inscrições

Para participar dos cursos de reciclagem do Detran-SP, os condutores devem acessar o portal oficial da Escola Paulista de Trânsito e apresentar uma cópia simples dos seguintes documentos:

  • Notificação de Início de Cumprimento de Penalidade de Suspensão do Direito de Dirigir; 
  • Certidão de Prontuário da CNH (Documento expedido pelo Portal do Detran.SP em Serviços on-line);
  • Documento de identificação pessoal emitido há no máximo 10 anos. Exemplo: RG, Carteira de Trabalho, entre outros;
  • Comprovante de residência (Contas de consumo, emitidas em no máximo 90 dias: energia elétrica, água, gás, telefone fixo, celular).

Caso o interessado não tenha a notificação da suspensão, será necessário solicitar presencialmente no Poupatempo o documento intitulado de “Encaminhamento para o curso de Reciclagem”. É válido ressaltar que pode ser necessário realizar o agendamento para a conseguir a solicitação.

Para os casos de cassação da CNH, o condutor também precisa encaminhar o Formulário RENACH, documento expedido nas unidades do Poupatempo. Os documentos serão analisados e, caso haja algum dado incorreto, será informada a divergência no durante o processo de inscrição.

Como funciona o curso?

O curso de reciclagem será ministrado a distância com carga horária de 30h/aula divididas em conteúdos atualizados, incluindo temas variados como:

  • Legislação de trânsito;
  • Direção defensiva;
  • Primeiros socorros;
  • Relacionamento interpessoal.

A próxima turma já foi confirmada, com 500 vagas para todo o Estado. Uma eventual grande demanda pode determinar o aumento das vagas disponibilizadas pelo órgão; por isso, é interessante realizar a consulta no Detran SP, por meio do portal oficial, para confirmar os dados das próximas turmas.

O Detran-SP tem como objetivo prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito melhor e mais inteligente entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, a ampliação da oferta de cursos gratuitos de reciclagem para condutores pelo Detran-SP reflete o compromisso do departamento em promover a segurança viária e reduzir o número de acidentes nas estradas. Além de aliviar o bolso do condutor, é uma ótima oportunidade de reaprender conceitos fundamentais antes de voltar para a condução. 

Botão Voltar ao topo