De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, cerca de 70% da população brasileira sofre de algum tipo de doença dentária, como cáries, infecções e problemas endodônticos. Felizmente, uma nova técnica chamada Endodontia Guiada está revolucionando o tratamento dessas condições.
A Dra. Andrea Viana, especializada em Endodontia e Implantodontia, explica que a Endodontia Guiada se destaca por permitir acessos minimamente invasivos aos dentes, mesmo em casos mais desafiadores, como molares e dentes com alterações de forma. “Isso diminui as chances de desvios e grandes desgastes, reduzindo as taxas de insucesso”, afirma.
Para Dra. Andrea, a Endodontia Guiada traz benefícios significativos para os pacientes. “É uma técnica de fácil execução, rápida e de custo acessível. Ela permite que casos em que o acesso ao canal esteja impossibilitado e o paciente teria que se submeter a um tratamento cirúrgico sejam resolvidos de forma menos invasiva”, explica.
Além disso, a Endodontia Guiada pode ser uma solução para doenças dentárias complexas ou resistentes a tratamentos tradicionais. “Solicitamos exames de tomografia de alta resolução e escaneamento, que são enviados a um laboratório especializado. Eles planejam e imprimem uma guia por onde passará uma broca, chegando até a parte não calcificada do canal ou removendo pinos de retenção em fibra”, detalha Andrea.
Com a Endodontia Guiada, os pacientes podem esperar uma experiência de tratamento mais confortável, com menos dor e preservação de tecido dentário. Essa inovação na área da Odontologia promete melhorar significativamente a saúde bucal da população.
Dra. Andrea Viana está participando do evento internacional “Odonto Experience”, onde reúne profissionais do mercado odontológico para debater assuntos e dilemas mais recentes do segmento, que acontece neste dia 17 em Lisboa – Portugal, como palestrante, abordando o tema de endodontia, segmentando o assunto “Endodontia Guiada”.
Acompanhe a Dra. Andrea Viana nas redes sociais: