Após ser premiada na Suíça, no Salão do Livro de Genebra, e acumular honrarias em diversas partes do mundo, a escritora e empresária Vanessa Brunt recebe novamente uma distinção de Portugal. A autora conquistou a Comenda Luís Vaz de Camões, diretamente do Castelo de Leira.
“Em reconhecimento ao seu extraordinário talento literário e à sua notável contribuição para as letras portuguesas”, é o que consta no certificado entregue com a premiação. O recebimento honra o legado de Luís de Camões e celebra a excelência, a criatividade e o compromisso daqueles que estão também deixando um novo legado na língua, na comunicação e na cultura.
Com o seu novo livro, Deixar para lá também é bater de frente, Brunt tem obtido outro sucesso de críticas positivas, as quais elogiam novamente a forma inédita de escrita da também comunicadora, que é estudada em universidades brasileiras. A obra inclui personagens traumatizados lidando com divórcio, família abusiva, traições e outras vertentes, em contos que se entrelaçam a poemas e aforismos.
“É mais importante amar ou ser amado? É mais importante ter as respostas ou as melhores perguntas? Questões como essas permeiam as tramas, com traumas e processos de cura que se mesclam, enquanto Brunt exibe em novas linhas como parar também é uma forma de seguir resistente. Afinal, deixar para lá também é bater de frente. Tem ferida que a gente só cura se não acaricia, tem gente que a gente só salva quando não ajuda, e tem conta que a gente só fecha quando para de calcular. As coisas desimportantes só vão ficar gigantes se você se apequenar nelas”, é o que afirma a sinopse.
Próximos passos e estratégias de comunicação:
Na comunicação, a empresária e palestrante baiana também se destaca, principalmente por suas estratégias revolucionárias de marketing, que têm impacto significativo no setor. “Temos que começar pelas sensações que queremos causar. A partir disso, vamos escolher e eliminar palavras, gestos e afins”, explica a especialista em uma das suas aulas do Sebrae, onde é mentora.
Os próximos passos de Brunt incluem mais eventos literários e de empreendedorismo até o final de 2024, incluindo projetos da sua agência de marketing — a CiAtive —, e a Bienal do Livro de São Paulo, na qual fará a palestra: Trajetória Para uma Escrita Disruptiva e Estratégias de Persuasão, no dia 08 de setembro, das 10h às 15h.