Empreender faz parte da vida de Alan desde que tinha seus 17 anos de idade. Hoje, aos 29 anos, o empresário, promoter, assessor de comunicação e criador de conteúdo, possui em sua agência mais de 30 marcas fixas, nas áreas de gastronomia, hotelaria e eventos/entretenimento. Ele cuida do atendimento de 25 restaurantes cariocas, dentre eles, o Sardinha Taberna Portuguesa, Éclair Cafeteria e Bistrô, Yujo, Artesanos Bakery, Hills, Fare Trattoria e Pizzaria, Oggi Pizza Napoletana, DarkCoffee e mais.
Outro destaque em seu portfólio é o atendimento do Pestana Hotel Group. Alan é o responsável pela comunicação do Pestana Rio Atlântica, instalado em Copacabana; do Pestana São Paulo, nos Jardins e do Pestana Curitiba, no Batel.
E no setor de eventos, desde 2019, é promoter do Camarote Rio Praia, além de realizar a comunicação estratégica de festas de Réveillon em Copacabana, como o Rio Praia Réveillon e o Réveillon no Pestana Rio Atlântica.
Além das marcas fixas, sua agência ainda trabalha com ações pontuais como lançamentos e inaugurações. Alan ainda compartilha em seu perfil no Instagram @riofacil_destinos, suas experiências gastronômicas, turismo de luxo no Brasil e ao redor do mundo, além de eventos que participa, sempre passando as melhores dicas.
Porém, uma das perguntas que ele mais escuta e que também questionamos é como ele consegue equilibrar todas essas funções, compromissos profissionais ao lazer de forma bem sucedida?
Alan: seu nome é trabalho
“Eu venho tentando equilibrar, porém o meu trabalho faz parte de todos os momentos do meu cotidiano. Do momento em que acordo até a hora de dormir, estou sempre ligado a algo relacionado ao trabalho. São mais de dez horas de trabalho por dia. Com a ajuda do mundo digital, consigo adiantar muita coisa via on-line, o que facilita demais a minha organização. Na minha equipe hoje conto com 5 pessoas, mas faço questão de participar de todos os processos. Preciso descentralizar mais, porém ainda é um desafio desapegar de algumas etapas”, confessa Alan Victor.
Questionado sobre a forma de trabalho em ações pontuais, o assessor entrega. “Nestes casos, fazemos o envio de press kits, elaboração de releases, sugestões de pautas, relacionamentos com artistas, criadores de conteúdo e jornalistas. Te contar, são mais de 5 mil contatos salvos no meu WhatsApp profissional (risos).”
Já sobre o diferencial de seu trabalho, Alan enfatiza dois pontos primordiais: profissionalismo e foco em resultado.
“Quando um cliente me contrata, meu principal objetivo é tornar ele conhecido e desejado, gerando assim aumento no faturamento. Faço através do trabalho de assessoria de comunicação, gestão de redes sociais e promoção da marca por artistas, criadores de conteúdo e profissionais de diversas áreas. Sou contra panelinhas e meu objetivo é sempre furar as bolhas, por isso consigo entregar resultados quantitativos e qualitativos”, destaca.
Alan e sua paixão pelo Rio
Alan, que é um grande apaixonado pelo Rio de Janeiro como um todo, já morou na Região dos Lagos, em Araruama, onde viveu grandes oportunidades de trabalho e estudo. Aliás, é sempre o trabalho que o leva a novos lugares como ao balneário mais charmoso do estado, onde realizou seu primeiro evento, o Festival Gastronômico de Búzios, em 2018.
O promoter também já firmou moradia na Zona Norte da Cidade Maravilhosa e, há menos de dois anos, escolheu a Princesinha do Mar como morada, o charmoso bairro de Copacabana.
“Amo caminhar na orla, conferir as novidades nos shoppings e visitar cafeterias e restaurantes. E é claro, participar dos grandes eventos que a cidade vem recebendo. Afinal, são excelentes oportunidades para aprendizados e networking. Estar em Copacabana é verdadeiramente estratégico para mim e meu negócio”, explica Alan.
Turismo de Luxo
Sobre o turismo de luxo dentro do Brasil e no exterior, o criador de conteúdo enfatiza a exclusividade e novas oportunidades para conhecer culturas e gastronomias diversas. Ele ainda fala sobre o futuro deste segmento em sua visão.
“A exclusividade também faz parte desse mundo, e é algo que tenho buscado cada vez mais através de experiências personalizadas. Eu amo viver o Brasil intensamente, mas conhecer outros países amplia a nossa visão artística, cultural e nos faz pensar fora do padrão que já estamos acostumados. Aproveito para conhecer e valorizar muito a gastronomia e as formas de consumo de cada local. Sobre o futuro da área, acredito que é uma tendência conhecida como “quiet luxury”, ou luxo silencioso. Isto é, quando os consumidores estão mais preocupados com questões como sustentabilidade, diversidade e acessibilidade, ao invés de chamar a atenção para o seu poder de compra”, pontua.
O empresário também dá dicas gastronômicas para quem deseja se aventurar num turismo de luxo especializado em culinária.
“É possível conhecer muito de uma sociedade através de sua gastronomia. Gosto de viajar para experimentar novos sabores e viver novas experiências. Sempre pesquiso muito sobre lugares históricos, viralizados, pouco falados e que possuem um conceito. A minha dica é consultar blogs, sites e matérias sobre turismo, e assim, tentar tirar as melhores sugestões. Também é muito importante estar aberto as possibilidades. Planejar a viagem é ótimo, mas é sempre bom deixar dias livres, pois com certeza têm experiências que só serão descobertas durante a própria viagem.”
O Alan – suas raízes e propósitos
Alan reverbera que é fundamental olhar de onde viemos e onde queremos chegar.
“Eu vivo muito o presente, mas quando pensamos na nossa essência, precisamos sim revisitar o nosso passado. Ouço de muitas pessoas que eu continuo sendo o mesmo Alan de anos atrás e isso me enche de orgulho. Em um mundo repleto de desafios e egos é muito difícil se manter leve. Acabamos muito das vezes criando uma barreira por conta de situações vividas com pessoas que não mereciam a nossa amizade ou parceria. Mas sigo sempre aberto a novas possibilidades, porém muito mais atento e com uma bagagem de aprendizados. Errar uma vez ok, a segunda já é burrice, e a terceira eu não admito”, ressalta o comunicador.
O assessor de comunicação ainda revela seus planos para o presente e futuro próximos. “Sou apaixonado pelo Brasil, quero muito estar mais presente em ações nas principais manifestações culturais brasileiras, além, é claro, do Carnaval do Rio. Mas me interesso por outros eventos como o Festival Folclórico de Parintins no Amazonas, as festas de São João no Nordeste, o Rock in Rio, entre outros. Quero também atender grandes marcas que tenham propósitos ambientais e sociais. Tenho muita vontade de cuidar da comunicação de algum shopping. Acho que esse segmento ainda não evoluiu para as novas formas de comunicar e criar desejo”, destaca.
Trajetória profissional e dicas
“Uma característica muito forte em mim é de ser um eterno sonhador em busca de realizar meus sonhos. Nem sempre o caminho para se realizar um sonho é o mais fácil ou o óbvio. Precisamos muitas das vezes criar oportunidades para empreender e alcançar os nossos sonhos. Não me arrependo de nada, mas talvez se eu pudesse recomeçar, me blindaria mais para enfrentar a maldade de profissionais frustrados e inseguros presentes no mercado de comunicação. Me orgulho de ter conquistado meu espaço sozinho, com muita ética, sem passar por nenhuma agência ou assessoria já existente”, frisa Alan.
Questionado sobre como criar conteúdo e ser assessor de comunicação ao mesmo tempo, Alan tem a resposta na ponta da língua: já fazem parte de sua rotina. “Quando fazemos o que amamos, fica muito mais fácil dar conta de todas as atividades e demandas. Ser organizado também faz muita diferença em qualquer etapa das nossas vidas. Eu tenho tudo anotado, desde planejamentos, ideias e o que eu preciso fazer na semana.”
Para quem está começando, o empresário dá dicas valiosas para ter êxito. “Olhe ao redor e veja o que pode ser feito melhor. Sempre tem algo que pode melhorar! Quando eu era apenas criador de conteúdo, recebia convites de assessorias de imprensa e agências, porém não vinha um release ou briefing acompanhados. Percebi que sempre focavam nos mesmos grupinhos de criadores de conteúdo e jornalistas, e também usavam os clientes para se autopromover, esquecendo das principais funções do trabalho. Sem contar que a maioria não realiza ações com micro criadores de conteúdo ou artistas e celebridades do momento. Então, graças a um trabalho mal feito no mercado, surgiu a oportunidade de eu empreender como assessor de comunicação. Participo ativamente de todas as estratégias de marketing e dou sugestões nas operações”, revela Alan Victor.
Alan é um incansável pelo trabalho, por resultados e entregar diferenciais para seus clientes e para o mercado como um todo. Sucesso para ele é consequência de um trabalho bem desempenhado e constante.