Noticias

Mauricio de Sousa Produções e UNICEF arrecadam 350 mil reais em leilão beneficente

Na última segunda-feira, 12 de agosto, São Paulo foi palco de um evento emocionante, que reuniu cerca de 100 pessoas em prol dos direitos de meninas e meninos com deficiência no Brasil. Um leilão beneficente promovido pela Mauricio de Sousa Produções e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com ColorPlus – marca de papéis especiais da Blendpaper – e Shopping SP Market, vendeu vinte e seis versões do Sansão, o fiel escudeiro da personagem Mônica. Cada um deles foi estilizado e assinado por um diferente estilista brasileiro, os arremates somaram mais de 350 mil reais, superando a meta inicial de 230 mil.

O evento foi realizado com o objetivo de garantir que, independentemente de suas necessidades, crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor e inclusivo. Toda a renda proveniente do leilão será destinada a iniciativas do UNICEF voltadas à garantia de uma educação inclusiva de qualidade nas escolas públicas em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes (IRM). Com o recurso arrecadado será possível capacitar cerca de 675 professores, beneficiando direta e indiretamente 2.500 alunos. No Brasil, ainda há muitas crianças, adolescentes e jovens com deficiência fora da escola, e muitos desafios para a permanência delas na escola, aprendendo. Estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento/transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação representam apenas 3,3% das matrículas no ensino fundamental, 1,7% no ensino médio e 0,5% no ensino superior, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP, 2019).

“Acreditamos que é direito de toda criança – e adolescente – com ou sem deficiência estar na escola aprendendo. Vamos investir toda a quantia arrecadada em uma iniciativa com o Instituto Rodrigo Mendes para o fortalecimento de uma educação inclusiva, por meio da formação de gestores e professores. Assim, esperamos contribuir para aprimorar o atendimento em todas as dimensões da vida escolar de crianças e adolescentes com deficiência. Queremos que mais e mais atividades pedagógicas inclusivas sejam ofertadas nos distintos espaços da escola: salas de aula, bibliotecas, laboratórios e quadras poliesportivas”, explica Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

“Ver o Sansão, companheiro de tantas histórias virar símbolo de solidariedade e se tornar capaz de ajudar tantas crianças pelo Brasil, enche meu coração de alegria. É muito gratificante saber que, por meio dessa iniciativa, poderemos levar mais inclusão e oportunidades para crianças e adolescentes com deficiência. A educação é a base para um futuro mais justo e igualitário para todos e nós da Mauricio de Sousa Produções, temos muito orgulho em fazer parte dessa história”, contou Mônica Sousa, Diretora Executiva do Departamento Comercial da MSP.

A Coleção do Sansão – Estilistas Brasileiros

O leilão beneficente fez parte do último ano de comemorações do aniversário de 60 anos da personagem Mônica que, desde 2007, é embaixadora do UNICEF Brasil. Entre os artistas, celebridades e empresários que participaram da noite fazendo lances para garantir uma versão estilizada e assinada por estilistas brasileiros do inseparável companheiro da Mônica estão os embaixadores do UNICEF Brasil Renato Aragão e Lázaro Ramos.

“Amei o meu Sansão e saber um pouco mais sobre os dois artistas que fizeram ele. Vou tratar como uma obra de arte, que é de verdade. Vou colocar em um quadro e guardar para a posteridade”, afirma o ator e diretor Lázaro Ramos. “O Sansão que o Lázaro está levando para a casa é muito representativo. Fala da essência da comunidade de Perus, na periferia de São Paulo, ajudando a moda preta e periférica e trazendo empoderamento, resistência e autoestima para todos nós”, completa Will da Afro, designer, estilista e CEO da AfroPerifa.

Também estiveram entre os estilistas selecionados para criarem versões exclusivas do coelho Sansão Priscilla, Camilla Macedo, Carol Barreto, Dani, Gabriel, Isa – Isaac Silva Brands, Luiza Mallmann, Meninos Reis, Olé Rendeiras, Priscilla, Ronaldo Fraga e Walério Araújo. As peças customizadas puderam ser conferidas pelo público em geral durante uma exposição itinerante que percorreu algumas cidades do País. A ação contou com o apoio da Panini, líder mundial no setor de colecionáveis e publicações; e a GOL, transportadora aérea oficial da campanha Mônica 60 anos.

image 3 2

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo