CuriosidadesNoticias

iQiyi, a “Netflix da China”, chega ao Brasil com conteúdo legendado em português

a iQiyi (www.iq.com), no aplicativo que pode ser baixado no Apple Store e Google Store ou ativando a plataforma da marca nas smart TVs, o usuário terá acesso ao conteúdo de mais de 8 mil ‘doramas’ (séries dramáticas) chineses, coreanos, tailandeses, filipinos e de outros países asiáticos, além de shows de variedade, animes e mais de 3.500 filmes.

A plataforma possui conteúdo gratuito e premium (lançamentos), que está disponível pelo preço promocional de R$9,90 no primeiro mês de assinatura e o catálogo inclui algumas das séries asiáticas mais vistas do momento, como os dramas Love’s Rebellion (fantasia e artes marciais), A Beautiful Lie (romance), Strange Tales of Tang Dynasty II – To the West (suspense), Fangs of Fortune (suspense) e The White Olive Tree (romance).

A chegada ao Brasil faz parte da estratégia global da iQiyi de expandir a oferta de entretenimento asiático a novos mercados, disse Leo Geng, vice-presidente sênior do iQiyi. “Conteúdos originais chineses do iQiyi foram bem recebidos nos mercados de língua espanhola no ano passado. Com a expansão para o Brasil este ano, ampliaremos o alcance de nossos conteúdos premium para um público que já é grande fora da Ásia.”

Cultura e tradição

Os doramas asiáticos possuem vários gêneros. Nas produções chinesas, que têm como pano de fundo a tradição cultural da China, os gêneros Wuxia (heróis marciais) e Xianxia (heróis imortais) unem fantasia e artes marciais. Mas também há séries que abordam temas contemporâneos em romances, comédias, dramas e fantasia, e que estão despertando interesse crescente no público brasileiro.

De acordo com o relatório Consumo de Streaming na América Latina 2024, da agência de marketing digital Sherlock Communications, o interesse do público brasileiro por séries e culturas estrangeiras é cada vez mais consolidado. No Brasil, o tempo médio de consumo diário de streaming é 3,3 horas, pouco abaixo das 3,4 horas do México. Quase dois terços dos usuários de streaming do Brasil (63%) consome séries e filmes, tendo como principais objetivos entretenimento e descontração (76%) e conhecer novas culturas (31%).

Além do Brasil, a iQiyi anunciou sua estratégia de expansão na América do Sul com operações de streaming no México, Peru, Chile, Argentina e Colômbia. Os países poderão acessar o conteúdo da plataforma com legendas em espanhol.

Pela alta demanda de narrativas asiáticas no Brasil e América Latina, Geng reforça que a iQiyi precisa estar presente nos grandes mercados. “Queremos promover a cultura asiática e chinesa no Brasil e demonstrar nosso compromisso de atender às demandas de conteúdo cultural dos telespectadores globais”.

Sobre a iQiyi

Nascida em 2010 como spin-off da gigante de tecnologia Baidu, a iQiyi logo se tornou a provedora líder de serviços de vídeo de entretenimento online na China. Em 2018, a Iqiyi abriu seu capital na bolsa eletrônica dos Estados Unidos (NASDAQ: IQ) e, ao longo do tempo, diversificou sua atuação com serviços de publicidade online, distribuição de conteúdo, jogos online, licenciamento de IP e agenciamento de talentos.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo