As proteínas são de suma importância dentro dos “macronutrientes” essenciais para nutrição do organismo. Conhecidas também como grupo dos “construtores”, elas desempenham a função essencial no reparo, construção e manutenção de células, bem como no transporte e na defesa do organismo, entre outras atuações. “Independentemente da prática de atividade física, todos necessitam deste macronutriente para cumprimento de seus benefícios. Uma dieta ‘pobre’ em proteínas, pode levar a quadros de desnutrição, prejuízos na produção de hormônios, consequentemente desregulação a muitos processos metabólicos e aumento da pré-disposição a obesidade e acúmulo de gordura”, explica a nutricionista Lucila Santinon, da Vitafor.
Ela ressalta que cada organismo tem suas necessidades individuais e a adequação do consumo proteico deve ser baseada em fatores, como: idade, peso corporal, prática de atividade física, entre outros parâmetros que precisam ser avaliados por um profissional da saúde.
Whey Protein como aliado à saúde – o que avaliar na hora de comprar
Há inúmeros estudos científicos apontando os suplementos à base de proteínas como aliados à saúde. Eles vêm ganhando muito espaço no mercado através de prescrições para suprirem o déficit no organismo. Com isso, a nutricionista da Vitafor ressalta que há alguns pontos-chave para escolha da melhor opção. Tais como: composição limpa; Proteínas de AVB (alto valor biológico); sem adição de açúcares e baixo sódio. “As proteínas a base do soro do leite, mais conhecidas como Whey Protein, são ótimas opções para atingir de forma prática e saborosa essa recomendação”, comenta a especialista Lucila.
Para auxiliar na escolha da suplementação, a nutricionista da Vitafor explica quais são as principais diferenças. “Podemos dividir as proteínas em três tipos: Isolada, Concentrada e Hidrolisada, que é obtida a partir da hidrólise enzimática da proteína”, aponta a especialista em nutrição e suplementação.
A matéria-prima da proteína do concentrado do soro do leite, com uma concentração média de 80% de proteína, apresenta maior rendimento e menor densidade, além de uma coloração mais amarelada quando comparada à proteína isolada. Já a matéria-prima da proteína isolada, WPI, tem concentração de 92% de proteína, que passa por um processo de micro filtragem, nano filtragem e ultra filtragem, resultando em uma quantidade mínima de carboidratos, lactose, caseína e gorduras, com uma excelente solubilidade e uma coloração mais clara quando comparada à proteína concentrada do soro do leite.
Em relação à proteína hidrolisada do soro do leite, WPH, pode ser obtida através da proteína isolada ou da proteína concentrada por meio do processo de hidrólise enzimática ou quebra industrial, conferindo rápida absorção e fácil digestão. Ela detém de uma textura mais fluida quando comparada às outras duas proteínas, do concentrado e do isolado.
Fique de olho na tabela nutricional
A nutricionista da Vitafor também explica que, quanto menor o percentual de carboidratos no produto, melhor a digestibilidade e a absorção. Além disso, para calcular a porcentagem de proteína, ela ensina que: “basta dividir o total de proteína pela porção do produto. Por exemplo, o Whey Fort 3W, da Vitafor, reúne os benefícios dos três tipos de proteína. Em sua versão neutra, entrega 25 gramas de proteína em 31 gramas na porção do produto. Isso representa aproximadamente 80% de proteína. Outro produto da Vitafor é o Isofort WPI, feito de proteína isolada premium com alto teor proteico. Sua versão neutra entrega 27 gramas de proteína em uma porção de 30 gramas. Isso representa aproximadamente 90% de proteína, conferindo máxima absorção e fácil digestão. Já o Isofort Ultra Imuno, produzido com proteína hidrolisada, obtida através da hidrólise enzimática, tem uma combinação da proteína isolada e hidrolisada com associação estratégica de nutrientes, como a Creapure® podendo potencializar os resultados”, apresenta Lucila.
A Vitafor é excelência e referência quanto à produção de seus produtos à base de proteína, por meio do controle de qualidade do seu laboratório próprio, o Vlabor, proporcionando eficácia e segurança aos consumidores. “Na hora de escolher um produto no mercado, todos esses itens devem ser avaliados”, conclui a nutricionista.
Sobre a Vitafor
A Vitafor é uma empresa 100% brasileira, está há 19 anos no mercado e é considerada uma das principais marcas em suplementos nutricionais do país. Possui um mix de suplementos nutricionais que ultrapassa 270 itens para todas as fases e necessidades da vida, com o objetivo de promover bem-estar e saúde, divididos nas seguintes categorias: Ômega para cada fase da vida; Saúde intestinal; Beleza e saúde da mulher; Uma proteína para cada estilo de vida; Linha Energia; Longevidade e Saúde; Imunidade.
Desde 2017, a Vitafor ocupa o primeiro lugar no Top Of Mind das Marcas mais Reconhecidas pelos Profissionais da Saúde do Brasil na categoria Suplementos. E ainda mantém um portal científico, o Vitafor Science, para apoiar o profissional de saúde com informações atualizadas e confiáveis sobre os principais avanços nutricionais.
Recentemente, a marca expandiu sua atuação para a Europa com o lançamento da Vitafor Europe, instalando-se em Portugal com e-commerce para atender o consumo internacional.
A Vitafor fica sediada em Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo, onde está a fábrica com mais de 18 mil metros quadrados de área e laboratório de análises próprio, o VLabor. A marca é reconhecida no meio acadêmico por basear sua produção e pesquisa na ciência, com pioneirismo no Brasil
Link com vídeo da nutricionista, caso tenha interesse em baixar: https://drive.google.com/file/d/1roS5B_kYZkux3-tluUFiyXOrWFVaTcBD/view?usp=sharing