Um ano com eventos extremos sem precedentes, que caminha para ser o mais quente de todos os tempos. A pior tragédia da história do Rio Grande do Sul, com enchentes devastadoras e uma grande corrente de solidariedade. Incêndios e queimadas em todo o país. Furacões nos EUA. As vitórias brasileiras puxadas pelas mulheres nas Olimpíadas em Paris e os destaques dos atletas paralímpicos. Os principais acontecimentos do Brasil e do mundo estarão na ‘Retrospectiva 2024’, que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 27. Apresentado por Sandra Annenberg, o programa foi gravado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade.
“Este é mais um ano em que sofremos com os efeitos da emergência climática. Então vamos mostrar tudo o que ocorreu no mundo com esses extremos, além daquelas imagens de flagrantes impressionantes, as notícias que impactaram nossas vidas, e as descobertas que podem mudar nosso futuro. A ‘Retrospectiva’ nos dá a oportunidade de rever o ‘filme’ que foi o ano que passou e de entendermos tudo o que aconteceu, onde erramos e como podemos melhorar. É um momento de reflexão, para fazer um balanço e olhar pra frente”, afirma Sandra.
Em Paris, os melhores e mais emocionantes momentos das Olimpíadas foram protagonizados pelas mulheres brasileiras. E os atletas paralímpicos fizeram a melhor campanha do país nos Jogos. O programa vai mostrar as conquistas do Brasil e como Rebeca Andrade se consagrou como a maior medalhista de todos os tempos. No futebol, destaque para o jogador Vini Junior, sucesso nos gramados e um representante na luta contra o racismo, e o ano especial para o clube alvinegro carioca Botafogo.
Na política, o atentado na Praça dos Três Poderes e o indiciamento de 40 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro por organização criminosa e tentativa de golpe de Estado, e a prisão do candidato a vice na chapa de Bolsonaro, General Braga Neto. Vamos lembrar também a condenação dos assassinos e prisão dos mandantes da morte de Marielle Franco e Anderson Gomes.
As eleições presidenciais americanas foram marcadas por voltas e reviravoltas. Após gafes e lapsos de memória, Joe Biden saiu da disputa e Kamala Harris se tornou a candidata dos Democratas. Condenações na justiça não impediram Donald Trump de concorrer e, mesmo após sofrer um atentado a tiros, ele venceu as eleições com boa margem de vantagem.
A Rússia lançou um novo míssil hipersônico. A guerra com a Ucrânia ultrapassou 1000 dias. O conflito entre Israel e Hamas se espalhou pelo Oriente Médio. Uma estratégia inédita de explosão simultânea de aparelhos pagers e rádios tipo walkie-talkie foi usada contra os terroristas do Hezbollah. Na Síria, uma ofensiva relâmpago de rebeldes ligados ao HTS derrubou o regime de Bashar al-Assad.
Câmeras apontadas para o céu registraram acidentes aéreos impressionantes, assim como salvamentos emocionantes e outras imagens espetaculares.
A economia brasileira mostrou sinais de aquecimento, com queda no desemprego e arrecadação recorde. Mas o dólar atingiu o maior patamar na era do Real, os juros voltaram a subir e a inflação pressionou o preço dos alimentos.
Na saúde, registramos a escalada da dengue e a vacina QDenga que veio do Japão, além da vacina contra câncer de pele que já está em teste.
O programa mostra também casos de intolerância religiosa, preconceito, racismo e violência contra a mulher. O jogador Robinho foi preso por estupro após 11 anos. Na França, o julgamento do ex-marido e dos estupradores de Gisele Pelicot chocou o mundo.
Em 2024, Madonna lotou Copacabana, celebramos os 40 anos do “Rock in Rio”, e o “Circuito Sertanejo” levou milhares de pessoas aos shows dos astros pelo Brasil. O programa ainda presta homenagem às personalidades que partiram este ano.
A ‘Retrospectiva 2024’ vai ao ar nesta sexta-feira, dia 27, logo após a novela ‘Mania de Você’.