
O Espírito Santo está em destaque na Festuris 2025, mostrando como transformou desafios em chances reais de crescimento no setor turístico. Com um estande de 36 metros quadrados, o estado apresenta suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas, além de oferecer degustação de cafés capixabas aos visitantes. A representação capixaba conta com parceria entre Governo do Estado, Sebrae/ES, Contures e Câmara Empresarial de Turismo do Sistema Fecomércio-ES.
“Essa participação na feira se apresenta como oportunidade para reforço do posicionamento e reconhecimento do estado no mercado nacional, já que esse é um dos eventos mais relevantes do segmento no país”, afirma Renata Vescovi, gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, em entrevista dada ao site do Sebrae/ES.
A estratégia de apresentação está dividida em quatro frentes: Montanhas, Mar, Cultura e Natureza, cada uma com roteiros estruturados para diferentes perfis de viajantes. Um dos destaques da participação capixaba é a réplica da Casa Nostra, negócio de turismo de experiência localizado originalmente em Pindobas, Venda Nova do Imigrante.
O espaço demonstra na prática como integrar acessibilidade, sustentabilidade e experiências autênticas. Será um case vivo, que servirá de inspiração para que outros destinos e agentes abracem um turismo verdadeiramente feito para que todos possam desfrutar”, explica Renata.
Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES, reforça que o estado chega à feira com maturidade. “Vamos além da simples exposição. O estande será um hub de negócios, em que cada agente pode encontrar, de forma clara e objetiva, um produto turístico capixaba pronto para ser comercializado”, destaca. Dados compilados pelo Sebrae/ES mostram que o estado ocupa a 4ª posição no ranking nacional de crescimento das atividades turísticas no primeiro trimestre de 2025.
A 37ª edição da Festuris vai até o dia 9 de novembro, em Gramado, reunindo representantes de destinos turísticos, empresas do setor gastronômico e hoteleiro de todo o país.









