Coluna Rodrigo Teixeira

A 26ª edição da ‘Restaurant Week’ chega ao RJ

60 restaurantes participam do evento gastronômico que acontece entre os dias 03 de novembro e 10 de dezembro

Desfrutar da boa gastronomia por um valor justo e acessível. Essa é a proposta da Rio Restaurant Week, que chega à sua 26ª edição, entre os dias 03 de novembro e 10 de dezembro, em 60 restaurantes do Rio de Janeiro. Desta vez, o evento apresenta o tema “Biomas Brasileiros” e convida os chefs a criarem menus com ingredientes nativos que valorizam a riqueza e a biodiversidade dos diferentes biomas presentes no Brasil.

“A ideia é explorar os sabores que vão da Amazônia aos Pampas, envolvendo seus costumes e tradições em uma Jornada Gastronômica rica em sabores e aromas do Brasil”, explica Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week. O cliente, por sua vez, além da experiência, movimenta o setor e fomenta a rica cultura gastronômica do país.

A cozinha brasileira é grandiosa, suas receitas mesclam cultura, condições geográficas, climáticas, técnicas de conservação e preparo, passada de geração a geração, uma riqueza de informações.

O tour gastronômico é o momento ideal para o público curtir restaurantes que gostaria de ir, mas que em um período normal ficam acima da média financeira. Durante o festival, as casas participantes criam um menu especial para a ocasião, com entrada + prato principal + sobremesa, em três categorias diferentes: Tradicional, Plus e Premium.

“Procuramos fazer a Restaurant Week sempre mais completa para o consumidor e, desta forma, construir pontes e elos com os restaurantes. Agregar a experiência aos sentimentos, à estética, ao repertório, à linguagem e à expressão que a quarta arte pode nos proporcionar, é também uma oportunidade para construir experiências mais prazerosas para o público”, destaca Reis.

Essa edição segue o padrão de valores fixos para cada menu. No tradicional, o almoço custa R$54,90 e o jantar R$69,90, já no plus, o almoço sai a R$68,90 e o jantar custa R$89,90. Na categoria premium, sai por R$89,00 o almoço e R$109,00 o jantar. Em todas as categorias sugerimos a doação de R$2 para o Gastromotiva. Os restaurantes participantes oferecem duas opções de cada item, para que o cliente escolha a de sua preferência. Bebidas, couvert e serviço não estão inclusos no valor.

Cantinho do Pará - Mini tacacá, com tucupi, Jambú, camarão seco e goma de tapioca - Foto de Beto Roma
Cantinho do Pará – Mini tacacá, com tucupi, Jambú, camarão seco e goma de tapioca – Foto de Beto Roma

AS AÇÕES COM OS PATROCINADORES

A CAIXA e Visa, oferecerão uma ação exclusiva para os clientes dos cartões CAIXA Visa, – que poderão curtir o festival com uma semana de antecedência, de 03 de novembro a 09 de novembro – e, para melhorar, com direito a desconto de R$10 reais em restaurantes Plus e Premium.

“É uma grande satisfação apresentar, em parceria com a Visa, a Rio Restaurant Week e poder proporcionar aos clientes dos cartões CAIXA Visa a experiência de uma semana exclusiva para degustar os menus especiais do festival.”, declarou Maria Cristina Farah, Vice-presidente da CAIXA.

“Na Visa, sempre buscamos estabelecer parcerias que ofereçam aos consumidores as melhores experiências possíveis, nos mais diversos momentos de sua vida, e a Rio Restaurant Week é uma oportunidade de ofertar um benefício que promove a diversidade cultural da cidade por meio da gastronômica”, conta Rodrigo Bochicchio, diretor executivo de Marketing da Visa do Brasil.

Já a Baden Baden, parceira de outras edições da Rio Restaurant Week, preparou uma curadoria de rótulos especialmente selecionados para harmonizar com os menus apresentados no decorrer do mês.

“Acreditamos muito na parceria com a Restaurant Week, pois a Baden Baden oferece diferentes estilos que permitem a harmonização com pratos leves, complexos e até mesmo com sobremesas. E, além disso, Baden Baden é a alternativa ideal para harmonizar momentos com pessoas queridas, transformando ocasiões cotidianas em especiais. Esperamos oferecer uma experiência de consumo única aos consumidores, através da variedade e qualidade do nosso portfólio, comenta Ilana Lencastre, gerente de marketing das cervejas Craft do Grupo HEINEKEN no Brasil.

A proposta da Prazeres da Europa | Queijos da França para a 26ª edição, foi que cada restaurante montasse pequenas tábuas de degustação como primeira etapa do menu da Rio Restaurant Week que será servida antes da entrada. A curiosidade é que os queijos sempre virão em número ímpar, seguindo a tradição francesa: uma pessoa, três tipos de queijos; duas pessoas, cinco tipos de queijos; quatro pessoas, sete tipos de queijos.

“Em nosso segundo ano de campanha, Prazeres da Europa – Queijos da França patrocina novamente a Brasil Restaurant Week em algumas cidades, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Campos do Jordão.”

Desta vez, a experiência do consumidor passará pela degustação dos queijos europeus de origem francesa in natura, em tábuas de aperitivo. É uma excelente oportunidade para reconhecer a tradição e a expertise que existe por trás de cada queijo, que vão desde os já conhecidos dos brasileiros, como o Brie, o Camembert e o Emmental. Mas também alguns sabores menos conhecidos, como o Bleu d’Auvergne ou o Mimolette, entre outros”, comenta Charles Duque, diretor do CNIEL (Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira da França) para as Américas, órgão responsável pela campanha, que é cofinanciada pela União Europeia.

Para fechar as ações, alguns restaurantes irão contar com receitas e sobremesas elaboradas com a Rap 10 de chocolate.

“É uma grande satisfação estar presente em um festival como a Restaurant Week, que cria tantas oportunidades e acessos à boa gastronomia, a versão tradicional vai brilhar nas entradas e o nosso lançamento, o novo Rap10 Chocolate sendo estrela das sobremesas. Este novo sabor, além de reiterar a versatilidade Rap10, foi desenvolvido especialmente para compartilhar com amigos e família, promovendo uma experiência criativa e saborosa”, celebra Vitor Ibanez, gerente de marketing categoria Snacks Salgados e Tortilhas da Bimbo Brasil.

Tanto a ação da Prazeres da Europa como da Rap10 acontecerá exclusivamente em alguns restaurantes.

Gabriela Gourmet - Pirarucu com purê de raízes e farofa de castanha - Foto de Rodrigo Azevedo
Gabriela Gourmet – Pirarucu com purê de raízes e farofa de castanha – Foto de Rodrigo Azevedo

Apoio do SindRio

O Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), que traz a missão de contribuir de forma permanente para a melhoria do ambiente de negócios neste segmento na Cidade, é o apoiador oficial da Rio Restaurant Week.

“Eventos como a Restaurant Week são muito importantes para a gastronomia local, pois ajudam a trazer novos consumidores para as casas participantes e promovem experiências gastronômicas que contribuem com o desenvolvimento do setor. Para o SindRio é um prazer poder apoiar iniciativas como esta”, afirma Sérgio Abdon, Diretor Executivo do Sindicato.

Sobre a Restaurant Week Brasil:

Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 16 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo o mercado gastronômico em período de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.

Responsabilidade social:

A responsabilidade social é uma das marcas da Restaurant Week. O evento promove incentivo social que, nesta edição, é direcionado ao Gastromotiva, organização sem fins lucrativos que transforma, através da educação, articulação comunitária, combate à fome e ao desperdício, com a contribuição adicional de R$2,00 na conta. A doação é opcional e o valor é acrescido à conta final do cliente. Conheça mais @gastromotiva.

Praticidade online:

Os comensais podem contar, também, com uma plataforma online, a Maître, de reservas para os restaurantes, que pode ser acessada diretamente no site do festival – www.restaurantweek.com.br. Para os menus Premium, a reserva é obrigatória.

La Plancha Brasa - Moqueca de camarão a baiana - Foto Beto Roma
La Plancha Brasa – Moqueca de camarão a baiana – Foto Beto Roma

Serviço:

26ª Edição Rio de Janeiro Restaurant Week

Festival: até 10 de dezembro

Valores:

Menu Tradicional: Almoço R$ 54,90 e Jantar R$ 69,90

Menu Plus: Almoço R$ 68,90 e Jantar R$ 89,90

Menu Premium: Almoço R$ 89,00 e Jantar R$ 109,00

Conheça os restaurantes participantes e menus no site: www.restaurantweek.com.br e fique por dentro das novidades @restaurantweekbrasil

Restaurantes participantes:

Allma Restaurante

Artesan

Banana Jack – Shopping Uptown

Bar do Adão – Shopping Uptown

Bistrô Ouvidor

Bottega 73 Bistrô

Cantinho do Pará – Shopping Uptown

Casa Del Mar – Shopping Uptown

Casa Graviola – Leblon

Casa Graviola – Niterói

Ceviche da Fabi – Shopping Uptown

Cidade Imperial – Shopping Uptown

De Copa

Didier

Ella Pizzaria

Esfumaçado

Ferreirinha – Leblon

Flora

Futura Café

Gabriela Gourmet

Gruta do Bacalhau – Shopping Uptown

Gugut

Jack the Burguer – Shopping Uptown

Jappa Da Quitanda – Copacabana

Jappa Da Quitanda – Ipanema

Jappa Da Quitanda – Niterói

La Parrilla del Uruguay – Shopping Uptown

La Plancha Brasa – Shopping Uptown

Loire Bistrô

Maguje

Mangue Seco

Marinho Atlântica

Masserini Osteria di Mare

Matuto Nordestino – Shopping Uptown

Mundo Mineiro

Oki Oki

Pappa Jack – Shopping Uptown

Parla Trattoria

Pato com Laranja

Peixoto

Sabores de Gabriela

San Pietro – Shopping Uptown

Santo Scenarium

Serrado Vinhos e Bistrô

Tio Ruy – Gavea

Tio Ruy – Olegário

Tio Ruy – Shopping Uptown

Tio Ruy Cozinha Afetiva – Shopping Uptown

Timpanas Gastrobar

Tragga del Mar

Tragga Humaitá

Tragga Vogue

Vino! Botafogo

Vino! Cidade Jardim

Vino! Copacabana

Vino! Flamengo

Vino! Ipanema

Zazá Bistro Tropical

Zazá Travessa – Ipanema

Zazá Travessa – Leblon

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.

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