O Rio de Janeiro recebeu, nos dias 28, 29 e 30 de março, a 33ª edição da SRE Trade Show, o maior e mais inovador evento dedicado ao varejo do setor alimentício e ocupará os pavilhões 3 e 4 do Riocentro, com cerca de 40 mil m².
“Essa é uma chance única para os supermercadistas do Brasil conhecerem o varejo das Américas. Durante a Convenção, será possível trocar experiências, conhecer mais a fundo o varejo latino-americano e o modelo de negócio dos nossos países vizinhos. Estamos muito felizes em sediar o evento dentro do nosso maior e melhor trade show”, afirma Fábio Queiróz, Presidente da ASSERJ e Vice-Presidente da ALAS.
A SRE Trade Show tem patrocínio ouro das marcas Coca-Cola, Marquespan, Caixa Econômica, Caixa Atacado e Governo Federal.
Bons negócios e capacitação
“Hoje, eu e todas as lideranças da Escola Start estamos aqui na Super Rio Expo Food 2023 para conversar com todos os expositores presentes na feira sobre a importância e a necessidade de capacitação profissional neste setor que, além de ser um dos maiores no país, é também um dos que mais geram emprego no Brasil”, destaca Pedro Carnevale, especialista em Gestão de Negócios e CEO da Escola Start.
Os visitantes da SRE Trade Show também poderam conferir amostras do portfólio de soluções da Smurfit Kappa, que une o uso de tecnologia e big data a fim de promover segurança aos alimentos, reduzir custos em toda a cadeia de distribuição dos clientes e ter uma melhor performance no ponto de venda.
Dos varejistas aos pequenos e médios empreendedores, a empresa oferece uma ampla gama de opções que agregam valor sustentável e inovador às marcas e, no longo prazo, têm um menor impacto no meio ambiente.
Bons ventos no setor de embalagem
Em um cenário de crescimento da indústria alimentícia, que registrou um faturamento de R$ 1,075 trilhão em 2022, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a participação da Smurfit Kappa na SRE visa demonstrar a importância do design correto das embalagens em toda a cadeia de suprimentos.
Para isso, especialistas em desenvolvimento da companhia estarão presentes no evento, interagindo e realizando demonstrações das tecnologias e ferramentas proprietárias que a Smurfit Kappa utiliza para otimizar cadeias de suprimento, desde o desenho da embalagem, até a disposição no ponto de venda ou entrega ao consumidor final.
A Smurfit Kappa, empresa FTSE 100, é uma das principais fornecedoras de soluções de embalagens em papel do mundo. Conta com aproximadamente 48 mil funcionários presentes em mais de 350 locais de produção em 36 países e com receita de 12.8 bilhões de euros em 2022. Seus produtos, 100% renováveis e produzidos de forma sustentável, melhoram a pegada ambiental de nossos clientes.
Localizada em 23 países da Europa e em 13 nas Américas, é a única produtora pan-regional de larga escala nas Américas. No Brasil, conta com um quadro colaborativo composto por mais de 2 mil colaboradores e possui cinco fábricas: Pirapetinga e Uberaba (MG); Bento Gonçalves (RS); e Maranguape (CE) e Saquarema (RJ); além de unidades administrativas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Convenção das Américas de Supermercados será sediada pela primeira vez no Brasil
E, neste ano, o evento teve um diferencial: sediou, pela primeira vez no Brasil, a Convenção das Américas de Supermercados. A conferência, cujo tema principal foi Sustentabilidade, resultado da parceria entre a ASSERJ e a Asociación de las Américas de Supermercados (ALAS). Foram três dias de oportunidades de negócios que reuníram grandes líderes do setor varejista e viabilizaram o networking entre supermercadistas de 15 diferentes países.
Entre os palestrantes convidados, quem marcou presença foi o Zico, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Camila Farani, a maior investidora anjo do país, a ambientalista e cineasta norte-americana Celine Cousteau, e o empresário de marketing digital Neil Patel.
Os keynotes, bem como todos os outros palestrantes do setor alimentício, estiveram no auditório de conteúdos, onde foi possível realizar trocas de experiências, conhecer cases e inovações com a visão da indústria, dos executivos e de toda a cadeia alimentícia. Todos os painéis foram conduzidos por nomes relevantes do segmento e CEOs das empresas convidadas.
Consolidado desde 1981, o evento gerou, em 2022, R$ 500 milhões em negócios, reuniu mais de 500 marcas expositoras e recebeu cerca de 56 mil visitantes.