Coluna Rodrigo Teixeira

ABF Rio e Câmara de Comércio e Indústria Brasil China firmam acordo

O objetivo da união das duas entidades é de prestar apoio logístico e de assessoramento às empresas associadas à ABF Rio

A Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), em uma ação inédita, firmou um Memorando de Colaboração Mútua, com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil China (CCIBC), para facilitar a ida de empresas franqueadoras brasileiras para expandir os negócios na China, bem como a vinda e permanência de franqueadoras chinesas no Brasil.

O objetivo da união das duas entidades é de prestar apoio logístico e de assessoramento às empresas associadas à ABF Rio, que desejem buscar os mercados chineses, incluindo o auxílio na organização de delegações e visitas.

Segundo a ABF, com um cenário de crescimento no mercado interno, a procura por mercados internacionais voltou a se intensificar após o arrefecimento da pandemia, voltando a fazer parte dos planos estratégicos das redes. De acordo com uma pesquisa da entidade, atualmente são mais de 180 marcas brasileiras no exterior, em mais de 114 países. Este número envolve todos os formatos de operação internacional: unidades próprias, franqueadas, máster franchising, desenvolvedor de área, exportação e joint ventures.

Para a diretora jurídica da ABF Rio, Hannah Fernandes, o memorando vem auxiliar e romper algumas barreiras a fim de fomentar o mercado de franquias nos dois países, aumentando principalmente a visibilidade do mercado brasileiro no exterior.

“Ainda que muitas marcas nacionais tenham interesse em conhecer melhor o mercado chinês, a diferença cultural ainda é uma barreira para a concretização de um relacionamento com esse importante player comercial. A assinatura do Memorando tem justamente o objetivo de construir uma ponte entre o franchising do Rio de Janeiro e o mercado chinês, seja para visitar feiras ou agendar reuniões, como para iniciar tratativas comerciais. A reciproca, inclusive, também é verdadeira: a ABF Rio está comprometida em fazer a ponte para empresários de lá que queiram conhecer e se estabelecer no nosso mercado.”, afirmou a executiva.

Conforme explica o Diretor Comercial da CCIBC, Tertius Ribeiro, a capilaridade da ABF Rio junto aos seus associados será potencializada pela capacidade instalada da CCIBC em território chinês.

“Associados da ABF Rio que desejarem se associar com a CCIBC para investir no mercado chinês, passarão a contar com o apoio de suas agências locais, que passam a ser compartilhadas com os associados da ABF Rio na exploração de oportunidades de interesse comum. Entre outros benefícios, passarão a contar com facilidades na obtenção de vistos de viagem, apoio local de pessoal receptivo falando português na China, facilidades de deslocamento e acomodação, apoio jurídico legal para assinatura de contratos (se necessário) além de poderem estabelecer contato direto com as empresas previamente selecionadas de acordo com cada interesse particular.”

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo