Beleza

“Acne da Mulher Adulta: causas e tratamentos”, Dra. Caroline Aguiar explica

A chamada acne na mulher adulta é uma doença inflamatória que provoca o surgimento de espinhas em mulheres de 25 anos ou mais. Pode surgir a partir dessa idade ou se arrastar desde a adolescência.


A acne da mulher adulta geralmente está relacionada a alterações hormonais como a síndrome dos ovários policísticos ou principalmente aumento dos hormônios masculino.” Explica a Dra. Caroline Aguiar, que é médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.


“As espinhas geralmente surgem no terço inferior do rosto e pescoço. São lesões bem inflamadas, dolorosos, que podem coçar e deixar a pele manchada”, explica a Dra. Caroline.


Qualquer mulher pode desenvolver o quadro, mas há algumas condições que caracterizam os fatores de risco como obesidade, diabetes e síndromes metabólicas; histórico de acne na adolescência; predisposição genética; pele oleosa; alimentação rica em laticínios e carboidratos; estresse; tabagismo; exposição excessiva ao sol e à poluição.


O tratamento pode ser feito com um skincare que contenha produtos que controlem o excesso de oleosidade e a dilatação dos poros, como as loções secativas, por exemplo. Medicamentos tópicos, como retinoides, ácido azeláico, alfahidroxiácidos e peróxido de benzoíla também ajudam a controlar a oleosidade sem agredir a barreira cutânea, se utilizados de forma contínua e indicados pelo médico dermatologista.


A associação de “peelings” químicos para tratar as lesões e lasers para tratar a inflamação também pode ser recomendada, de acordo com o caso. Paralelamente, é importante tomar cuidados como não mexer no próprio rosto ou espremer as espinhas porque isso pode favorecer a proliferação das bactérias, surgimento de manchas e o aumento da oleosidade. Também é importante manter uma alimentação balanceada e evitar alguns alimentos que podem facilitar o aparecimento da acne.

CC8FC3C2 72B4 4D94 9A7C 617B30E85ECE

Vinicius Arruda

Vinicius Arruda foi colunista parceiro no portal Tô Na Fama! até o mês de Dezembro do ano de 2023.
Botão Voltar ao topo