
Você conhece a Terapia Comportamental Dialética? A modalidade vem sendo cada vez mais discutida após entrevista concedida por Lady Gaga à Oprah. A cantora está com data marcada para voltar ao Brasil para um show nas areias de Copacabana no dia 3 de maio, que promete ser lendário. Em 2017, a artista cancelou uma apresentação no Rio de Janeiro por problemas de saúde.
Lady Gaga abriu o coração sobre sua luta contra a automutilação e a importância da terapia comportamental dialética (DBT) no tratamento de questões emocionais. A artista revelou que encontrou suporte para lidar com sua dor ao aprender a expressar seus sentimentos de forma direta. “Eu sou suspeita de falar sobre essa teoria que me apaixonei em 2017. Acho que todos precisavam experimentar a gentileza, o não julgamento às nossas características e nossas ações e a compaixão que só a terapia dialética prioriza. Você aprende uma nova filosofia de vida, para além de uma simples modificação de sintomas”, explica a especialista Elisa Bichels, fundadora do Espaço Elisa Bichels Psicologia e Artes.
A DBT, mencionada por Gaga, é uma abordagem terapêutica eficaz para transtornos emocionais intensos e já é amplamente utilizada em pacientes com histórico de automutilação e resposta ao trauma. “A terapia dialética comportamental é uma atualização da terapia cognitivo comportamental, acrescida de toda base filosófica do mindfulness e da aceitação radical. O tratamento consiste em uma combinação de terapias em prol a potencialização de todo processo terapêutico”, completa a Drª Elisa.
A cantora também falou sobre fibromialgia e como sua condição está ligada a traumas do passado. Para ela, a combinação de medicação e terapia foi essencial na recuperação. “A medicina funciona, mas você precisa da medicina com a terapia para que ela realmente funcione, porque há uma parte que você tem que fazer sozinho”, destacou a cantora.









