Famosos por Tânia Voss

Alaíde Costa apresenta canção inédita de Marisa Monte e Carlinhos Brown

MPB de qualidade

“Moço” é primeira amostra do próximo álbum da cantora carioca e, mais uma vez, tem arranjo de Antonio Neves e produção de Marcus Preto, Pupillo e Emicida

Em maio de 2022, a cantora e compositora carioca Alaíde Costa comemorava 86 anos de vida – quase 70 deles dedicados à música – com o lançamento de O que Meus Calos Dizem Sobre Mim, álbum de estúdio com repertório criado para ela sob a produção de Marcus Preto, Pupillo e Emicida e belíssimos arranjos de metais de Antonio Neves.

Um ano depois, Alaíde e esse mesmo time de músicos e produtores trazem o primeiro single do segundo álbum da trilogia que pretendem criar juntos. “Moço” é uma composição inédita escrita por Marisa Monte e Carlinhos Brown e, segundo a autora, encontra na voz, na interpretação e na vivência de Alaíde Costa o instrumento perfeito.

“Ter uma música gravada pela diva Alaíde Costa é um sonho e uma honra para mim e para o Brown”, diz Marisa Monte. “Uma canção que atualiza as relações mulher/homem gravada por uma cantora da geração dela torna isso ainda mais potente e relevante.”

A letra de “Moço” inverte a lógica masculina – e historicamente machista – de tantas canções de amor de outros tempos, em que o homem saía para a farra enquanto a mulher ficava em casa cuidando dos afazeres domésticos.

Aqui, é a mulher que vai “brincar até mais tarde” e passa as recomendações: “prepare a comida”, “dê comida pro gato” etc. A interpretação de Alaíde Costa encontra o equilíbrio perfeito entre esses dois tempos, fazendo aflorar as sutilezas geracionais contidas nos versos da canção.

O arranjo de base, mais uma vez, foi criado por Pupillo (bateria e direção musical) junto aos músicos Fábio Sá (contrabaixo acústico), Léo Mendes (violão) e à própria Alaíde. A gravação de base e voz foi feita por Big Rabello no estúdio Da Pá Virada, em São Paulo.

As cordas e os sopros foram arranjados e regidos por Antonio Neves e gravados no estúdio Carolina, Rio de Janeiro, por Angelo Wolf. O time de instrumentistas tem Everson Moraes (trombone), Jonas Hocherman Corrêa (trombone), Leandro Dantas (trombone baixo), Eduardo Santana de Souza (flugelhorn), Oswaldo Vecce Lessa (flauta), Tamara Barquette (violino), Pedro Mibielli (violino), Pedro Amaral (viola) e Antonio Neves (trombone e lira). A lira gravada no estúdio Gá (RJ) por Pedro Fonte.

Além de “Moço”, outras sete faixas estão em processo de produção para este que será o segundo volume da trilogia de Alaíde Costa com o trio Preto-Pupillo-Emicida.

“E, além dessas, já temos outras composições esperando para o terceiro álbum”, adianta Marcus Preto. “É impressionante como os autores – assim como os músicos – amam Alaíde: todo mundo quer participar de alguma maneira, tocar, mandar material inédito. É o peso da grande intérprete, da voz que diz a canção para além das notas e do texto.”

Foto- Enio Cézar

Tania Voss

Tânia Voss é jornalista formada, colunista social e assessora de imprensa. Tudo começou no Jornal Destaque do município de Taboão da Serra, na editoria de variedades com entrevistas de cantores e artistas famosos da época. Em breve, completará 35 anos de carreira e profissionalismo no Jornalismo. Desde a faculdade atua na área de variedades e especialmente com famosos. Começou escrevendo a Coluna do Gugu nos jornais impressos Popular da Tarde e Diário Popular, depois foi a primeira jornalista e colunista social ainda desconhecida a brilhar no famoso jornal do povão Notícias Populares, agitando o Brasil com suas manchetes bombásticas. Hoje no mercado existem livros e teses sobre o trabalho da jornalista quando trabalhava nos anos 90 no NP. De lá pra cá foi jurada em programas de TV, programas de rádio com notícias de famosos, troféus e homenagens. Como colunista escreveu e representou a Revista Raça Brasil e Raça Visual, por todo o Brasil e exterior.. Colunas em várias revistas, jornais, sites e atualmente assina uma página de famosos no site Cartão de Visita do Portal R7, tem o blog Universo da Fama, além de participações no site da Rede Brasil . As casas mais badaladas, restaurantes, bares, festas, lançamentos, shows, entrevistas, eventos sociais em geral, coletivas de imprensa, bastidores e tudo sobre o meio artístico você vai encontrar aqui. @tania.voss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo