Coluna Rodrigo Teixeira

Alfabeto internacional das cores para daltônicos chega aos shoppings do RJ

Shopping Pátio Alcântara, São Gonçalo Shopping e Santa Cruz Shopping são os primeiros empreendimentos no RJ a promovem a inclusão das pessoas com daltonismo utilizando os símbolos do ColorADD

A partir desta semana, os Shoppings Pátio Alcântara, São Gonçalo e Santa Cruz estarão sinalizados com um alfabeto das cores único, inovador e transformador para os portadores de daltonismo. A ação faz parte de uma parceria internacional inédita e pioneira entre a NIAD, que administra os empreendimentos, e a ONG portuguesa ColorADD, criadora do sistema de identificação das cores premiado e aprovado pela comunidade científica internacional.

Para marcar o início do projeto, os shoppings promoverão uma campanha institucional e educativa de comunicação. Haverá sinalização nos elevadores, banheiros, estacionamentos e outros espaços no mall, distribuição de material informativo e conteúdo especial para os sites e redes sociais da companhia e dos empreendimentos. Também serão realizadas ativações recreativas e educativas com os clientes, principalmente o público infantil. A expectativa é impactar aproximadamente 4 milhões de pessoas que circulam mensalmente nos empreendimentos.

WhatsApp Image 2024 05 23 at 11.10.04

A iniciativa faz parte da política de responsabilidade social da NIAD, que é a primeira empresa do setor de shoppings na América Latina a implementar essa linguagem inclusiva em centros de compras. De acordo com Ulisses Silva, líder de operações da companhia, a administradora vai atuar como a porta de entrada no varejo brasileiro do sistema universal de identificação das cores.

“Nosso objetivo é divulgar a existência do ColorADD, promover uma experiência mais inclusiva para os clientes daltônicos e servir de exemplo para que outras empresas, instituições e órgãos governamentais vejam o impacto positivo que essa comunicação pode propiciar. Uma ação que promove a diversidade e a inclusão e, portanto, reduz as desigualdades entre as pessoas”, avalia Ulisses.

O Daltonismo é uma condição que afeta o dia a dia de 350 milhões de pessoas no mundo, sendo 9 milhões no Brasil, criando dificuldades de integração, perda de oportunidades, constrangimento e bullying. Situações que afetam a autoestima e a vida dessas pessoas. “Entendemos esse projeto como um compromisso social para inspirar e transformar a vida das pessoas, dentro e fora dos nossos shoppings. É uma iniciativa para toda a sociedade conhecer, entender e acolher os daltônicos. Esse não é um projeto pontual. É um trabalho que vai exigir investimento e um olhar carinhoso para incluir o alfabeto das cores em ativações que impactem os clientes em várias oportunidades ao longo dos anos.”, avalia Eduardo Borges, CEO da NIAD.

O ColorADD já é utilizado em 90 países e cumpre seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, entre eles “saúde e bem-estar”, “educação de qualidade” e “redução das desigualdades”.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.
Botão Voltar ao topo