Coluna Rodrigo Teixeira

Ano Novo Chinês 2023: o ano do Coelho. Confira!

O Ano Novo Chinês 2023 começou no dia 3 de fevereiro e a gente conta sobre mais essa simbologia

Diferentemente do Brasil, o Ano Novo Chinês 2023 começou no dia 3 de fevereiro, pertinho da meia-noite. Isso acontece devido ao calendário oriental chinês, que segue os padrões de movimento do Sol e da Lua.

É importante lembrar que pelo calendário solar, o Ano Novo chinês começa no dia 3 de fevereiro! Esse é o calendário usado como referência no Feng Shui e na Astrologia Chinesa Ba Zi. Pelo calendário lunar, o Ano Novo Chinês 2023 começou desde o dia 22 de janeiro, que é quando ocorrem as festas populares de novo ano na China.

Pelo olhar da Astrologia Oriental Chinesa, em 2023, entrará uma nova energia planetária demarcada pelas características do signo do Coelho. Desse modo, ao signo junta-se o elemento Água com sua polaridade Yin, preponderante na sua constituição. E o que tudo isso quer dizer? É o que vamos contar neste texto sobre o Ano Novo Chinês 2023. Boa leitura!

Coelho de Água Yin: o Ano Novo Chinês 2023
Nesse novo ano de 2023, entram em cena as energias do signo do Coelho de Água Yin. As principais características que delimitam esse signo são: Diplomacia; Sensibilidade e Indulgência.

Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro
Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro


Criatividade para lidar com as situações
Perceba que todas essas características são favoráveis para evitar disputas e atritos desnecessários.

No livro Manual do Horóscopo Chinês, a autora Theodora Lau aponta que é preciso ter cuidado com a indulgência excessiva. “A influência do Coelho tende a estragar aqueles que gostam de um conforto exagerado, debilitando, assim, sua eficiência e senso de dever”, afirma.

Então, essas tendências também podem ser refletidas no Ano Novo Chinês 2023, empenhando uma desaceleração importante em relação ao ano do Tigre de 2022. Portanto, as regras e ordenações estarão mais relaxadas e o cenário, mais calmo.

Isso favorece uma parada para recuperar o fôlego e estimular a percepção do novo momento energético.

Desse modo, o alinhamento entre as influências externas com nossa energia pessoal interna requer movimentos mais suaves e atentos para melhor aproveitamento dessa dinâmica diferente.

A regência do elemento Água
Sob a regência do elemento Água com sua polaridade Yin, no Ano Novo Chinês 2023, teremos a comunicação como ponto marcante – como aconteceu em 2022.

No entanto, a diferença é que as relações comunicativas serão mais direcionadas para os aspectos íntimos. A comunicação será intrapessoal e mais reflexiva consigo mesmo.

Assim, os processos meditativos e de autoconhecimento serão mais estimulados e acionados de forma natural e fluida. Essa forma lembra o movimento da própria Água em seu aspecto saudável, com sua sabedoria de contornar obstáculos e adversidades sem bater de frente.

A atenção é para que esse equilíbrio saudável do movimento da Água, na maioria das vezes, reverbere à nossa volta. Mas caso contrário, há tendência de que os aspectos emocionais relacionados à depressão e ao isolamento aconteçam mais nesse período.

O início do Ano Novo Chinês 2023
Como falamos na abertura deste texto, a diferença de data para determinar o início do ano novo se dá porque o calendário oriental chinês é diferente do calendário ocidental. Chamado de calendário gregoriano, este não se baseia em nenhum marco astronômico ou sazonal.

Já o calendário oriental chinês considera os ciclos naturais e segue os padrões de movimento do Sol e da Lua. Esse calendário, também conhecido como lunissolar, ora utiliza o calendário solar, ora o lunar.

Calendário solar
Considera o movimento de translação da Terra e seu giro em torno do Sol. Sua data de início tem pouca variação, acontecendo sempre nos dias 3, 4 ou 5 de fevereiro.

Este calendário é utilizado na Astrologia Chinesa chamada Ba Zi, referência de análises e previsões feitas em um estudo de constituição de energia pessoal em um Mapa.

Além disso, ele também é usado para o Feng Shui, técnica de harmonização ambiental empregada por especialistas e pesquisadores dessa arte e que também pode ser utilizada para melhorar seus resultados financeiros.

Calendário lunar
O calendário lunar se refere às fases da lua e procura a Lua Nova mais próxima à primavera para iniciar um ano novo. Por isso, sua data de início é mais flexível e varia entre 21 de janeiro a 21 de fevereiro (lembrando que, por estar no Hemisfério Norte, a primavera na China ocorre entre março e junho).

As festividades tradicionais do ano novo chinês utilizam essa referência. No entanto, a Astrologia Chinesa, conhecida como Zi Wei e rica em padrões metafísicos, considera esse calendário para seus cálculos e análises também realizados em Mapas e estudos.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo