Cultura

Autor sergipano, André Comanche, lança o livro infantil Gibito e o infinito, que tem como abordagem o tema do autismo

Na semana do Dia Mundial de conscientização do transtorno do espectro autista (TEA), o autor apresenta uma obra sensível e didática sobre uma criança com autismo.

Junto à Novo Século Editora, pelo selo NS Kids, na semana que se enfatiza o dia mundial de conscientização do transtorno do espectro autista (TEA), André Comanche lança o livro infantil Gibito e o infinito, que tem como propósito trazer o personagem Gibito – primeira vez visto em O pequeno nomeador de estrelas – a mais uma aventura, e desta vez na sala de aula.

Nessa nova longa jornada, o garotinho de cabelo azul, acompanhado por seu vira-lata Remela, embarcará na mais importante de suas missões: uma exploração do infinito de seu universo interior. Em uma história que se passa a maior parte do tempo na sala de aula, será possível acompanhar o que as crianças dizem quando o menino se desliga da realidade à sua volta, assim como a interação da professora orientando os outros alunos da turma sobre o que é o autismo.

Ao trazer um personagem com TEA, em um livro cheio de ilustrações vívidas, chamativas e coloridas, André Comanche conscientiza sobre essa condição, demonstrando algumas particularidades da
mente de uma criança autista e naturalizando a socialização do personagem e o respeito ao seu modo de ver o mundo, principalmente em âmbito escolar.

Nesta obra, em uma linguagem mais infantil, o autor dará informações sobre o respeito e acolhimento a crianças autistas.

Em forma de apoiar a causa, parte das vendas dos exemplares será revestida para a instituição AUMA – Associação dos Amigos da Criança Autista, uma entidade assistencial, sem fins lucrativos que visa criar programas educacionais de adaptação, integração social e inclusão de pessoas autistas.

Gibito

Sobre o autor:

André Comanche é um contador de histórias. Em 2016, lançou sua primeira série de quadrinhos, intitulada Tino, um caçador de si mesmo. Em 2017, criou a iniciativa “Leitores fantásticos”, que promove eventos, palestras e oficinas na área da literatura. Em 2018, foi finalista no 1° prêmio Aberst de literatura, na categoria “Melhor conto policial”. Em 2019, lançou seu primeiro livro, O dia em que minha vó me apresentou a morte. André é fundador do projeto social “Lê gibi”, que incentiva a leitura em escolas públicas através da distribuição gratuita de quadrinhos desde 2013. Em 2020, lançou seu segundo livro, desta vez no gênero infantil, Tem um monstro na minha orelha. Ainda em 2020, foi ganhador do prêmio ALA (Academia de Letras de Aracaju) de reconhecimento cultural, na categoria “literatura”. Em 2022, ingressou na Editora Novo Século e lançou três livros na Bienal do Livro de São Paulo, sendo O pequeno nomeador de estrelas, que possui préfacio do youtuber Felipe Castanhari, o seu de destaque.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo