CinemaNoticias

“Barbie” é tema de debate em evento realizado pelo MIS

Filme será discutido em edição online do Ciclo de Cinema e Psicanálise no dia 15 de agosto

O filme do momento é tema de debate no MIS! No dia 15 de agosto, às 20h, o canal do Museu da Imagem e do Som no YouTube transmite uma conversa entre os psicanalistas do podcast “Lá Fora”,Pedro Colli, Vanessa Figueiredo e Marielle Kerllemann, e a jornalista Cristiane Gercina, que vão discutir o filme Barbie com mediação de Luciana Saddi.  

O evento faz parte do Ciclo de Cinema e Psicanálise, programa gratuito realizado pelo MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo), em parceria com a Folha de S.Paulo e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). O projeto traz, mensalmente, sessão de filme seguida por debate com especialistas no tema apresentado pela obra – essa edição especial contará apenas com o debate online. A curadoria e a mediação da conversa são de Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP.  

Sobre o filme 

Barbie 

(dir. Greta Gerwig, EUA; Canadá, 2023, 114 min, 12 anos) 

No mundo mágico das Barbies, Barbieland, uma das bonecas começa a perceber que não se encaixa com as outras. Depois de ser expulsa, ela parte para uma aventura no mundo real e muda completamente a percepção sobre seu próprio mundo. 

“Barbie” por Luciana Saddi

“Barbie, da diretora Greta Gerwig, é um filme muito bem construído, bonito, divertido e que pretende desconstruir parte do cotidiano centrado na sociedade patriarcal. O roteiro utiliza referências importantes do cinema e diálogos agudos para criticar as relações entre homens e mulheres.  

A boneca vive em seu mundinho cor-de-rosa, artificial e repleto de superficialidade – no qual homens são acessórios. Até que entra em crise existencial. Para aplacar a angústia, e voltar a se sentir plenamente realizada, viaja ao mundo real em busca de uma determinada menina que tinha deixado de brincar de Barbie para – quem sabe – “curá-la” dessa desistência. A cada garota real corresponde uma Barbie. A angústia de morte causadora da crise da boneca era proporcional à perda de sentido da brincadeira com a Barbie no mundo real. 

Não é mera coincidência que o roteiro descrito no parágrafo anterior seja semelhante ao próprio processo analítico. Sem querer generalizar, é frequente encontrar pontos que se repetem nos mais diversos tratamentos psicanalíticos. Primeiro, crise que leva à perda de sentido do mundo e à busca por retornar ao estado anterior, em que não havia rachaduras ontológicas. Durante esse processo, ocorre investigação sobre si mesmo, movimento de autoconhecimento, rupturas, desconstruções, e depois, de longa peripécia, reconstrói-se criticamente algum sentido para si mesmo e para a própria vida. Costuma ser o roteiro exitoso de uma análise e, com certeza, do filme mais falado do ano.”

Sobre os convidados

Cristiane Gercina é jornalista de economia e colunista de maternidade da Folha de S.Paulo. Ganhadora do Prêmio Folha em 2019 e 2020 na categoria Serviço, foi editora assistente de economia do jornal Agora SP. É graduada e pós-graduada pela Unesp, escreve sobre economia, previdência, imposto de renda, funcionalismo, maternidade e literatura. 

Lá Fora é um podcast que busca pôr a psicanálise lá para fora, e pôr o “lá fora” para dentro da psicanálise. Seu desejo é democratizar o saber e o efeito analítico, muitas vezes aprisionados em bolhas de linguagem, socioeconômicas, institucionais, geográficas, algorítmicas etc. Quando isso vem a acontecer, não apenas os ouvintes podem ter sua liberdade de olhar e de pensar ampliados. Do outro lado, a própria psicanálise também é potencialmente beneficiada, pois, como se observa, o fechamento e o hermetismo são frequentemente acompanhados de atrofia da reflexão e descolamento da realidade.

Conheça os criadores do podcast:

Pedro Colli Badino de Souza Leite é médico (FM-USP) e psiquiatra (IPq-HC). Membro efetivo e docente da SBPSP. Membro-coordenador no Núcleo de Psicanálise do IPq-HC. Coordenador do Grupo de Estudos “O mal-estar na civilização digital” (SBPSP). Autor dos livros “Uma flor nasceu na rua; a psicanálise que continua a brotar por aí” e “O mal-estar na civilização digital”.

Vanessa Figueiredo Corrêa é psiquiatra e poeta. É membro associado da SBPSP e do GEP de São José do Rio Preto e Região.

Marielle Kellermann é psicóloga (USP) e membro associado da SBPSP. Atende no consultório há 17 anos e estuda a relação entre sujeito e tecnologia. Autora do livro “Hiperconectividade e exaustão” (ed. Blucher), a ser lançado em breve.

Sobre a mediadora

Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de cultura e comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.

Serviço | Ciclo de Cinema e Psicanálise – “Barbie”

AO VIVO no YouTube do MIS

youtube.com/user/missaopaulo

Data: 15.08, às 20h

Classificação: livre

Núcleo de Cinema do MIS tem como Patrono o Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem como mantenedora a empresa B3 e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados, Siemens e Lenovo. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group e Telium.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo