A STILINGUE by Blip, plataforma multicanal voltada para criar melhores experiências digitais entre marcas e consumidores, através do social listening e do potencial da inteligência artificial, tem monitorado as citações sobre o Big Brother Brasil 2024 em canais digitais desde o início do programa e compartilha em relatórios semanais o que as pessoas andam falando sobre o reality. O levantamento da última semana, que mapeou as conversas entre os dias 28 de março e 03 de abril, destaca a reta final do programa com modo turbo ativado.
De acordo com as mais recentes informações do estudo, a Chevrolet, que patrocinou a prova do Líder, ocupou o 1º lugar do TOP 5 de marcas anunciantes mais comentadas no período, sendo citada em 28.892 mil publicações. Em segundo lugar no ranking, ficou a Seara, que teve 17.126 menções nas conversas em redes sociais. O iFood preencheu o terceiro lugar com 12.934 comentários relativos ao app. Já a Oi Fibra somou 6.085 interações e a Pantene 5.243 citações, assim, as duas ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente.
Uma observação realizada pela STILINGUE by Blip é que, além das estratégias com ativações de marketing ao longo do reality, as empresas patrocinadoras têm apostado cada vez mais em conteúdos interativos, como posts de oportunidade nas redes sociais, aproveitando situações do jogo para engajar suas bases.
Provas da semana
A Prova do Líder, patrocinada pela Chevrolet, divulgou o Chevrolet Spin e teve 16,4 mil conversas referentes à empresa automobilística, enquanto a prova em si teve apenas 6,5 mil interações. No histórico das provas anteriores, a anunciante se tornou uma das mais comentadas em redes sociais em situações de prova do Líder. O buzz envolvendo a marca também foi alavancado por meio de marketing de influência e conteúdo.
A prova do Anjo foi realizada pela CIF. Na dinâmica, a empresa reforçou sua mensagem sobre a facilidade do produto em limpar mais de 100 tipos de superfícies. Com isso, foram 9,8 mil publicações a respeito da prova e 1,7 mil sobre a marca.
Por outro lado, o que mais chamou a atenção foi a saudabilidade positiva entre as ocorrências envolvendo o nome da patrocinadora – 60% – resultado, principalmente, de posts nos perfis proprietários da CIF, acompanhando os assuntos em tendência nas redes, além de publis com influenciadores.
Pesquisa e metodologia
A metodologia da STILINGUE by Blip para os relatórios “BBB Insights” se baseia em social listening em larga escala, através do monitoramentos dos seguintes canais: Facebook, Instagram, Tumblr, Blogs, Portais, X ex-Twitter), Fóruns, Reclame Aqui e YouTube.
O painel de pesquisa contempla primordialmente conversas sobre o programa – termos como BBB, BBB 24, Big Brother Brasil e outros nesse sentido compõem a nossa principal busca. Além disso, para o acompanhamento das marcas que patrocinam o programa, também é contemplado hashtags nesse formato: #MarcaNoBBB. Ou seja, #MercadoLivreNoBBB, #StoneNoBBB e #SearaNoBBB são alguns exemplos.
No entanto, como regra de social listening, a configuração dessa pesquisa é constantemente revisada e aprimorada, principalmente no que tange a atuação das anunciantes, acompanhando os movimentos do mercado. Vale ressaltar que hashtags mais específicas de campanhas das patrocinadoras são contempladas apenas quando citadas em conjunto com termos relacionados ao BBB.
Para conferir esses e outros destaques, confira na íntegra o BBB Insights da Stilingue by Blip em https://bit.ly/imprensa-bbb.
Sobre STILINGUE by Blip
A STILINGUE by Blip é uma plataforma multicanal voltada para criar melhores experiências digitais entre marcas e consumidores, através do social listening e do potencial da inteligência artificial. A empresa oferece aos seus clientes uma escuta ampla e em tempo real das conversas derivadas das redes sociais, avaliações em sites e aplicativos, notícias, CRM e demais canais públicos e privados. A STILINGUE by Blip é a única plataforma com IA e Processamento de Linguagem Natural desenvolvida para português brasileiro que entende o comportamento do consumidor e realiza análises de mercado. Em 2022, a empresa foi adquirida pela Blip e, hoje, são as principais plataformas em inteligência conversacional.
Mais informações em https://stilingue.com.br/