
Com o passar dos anos, torna-se natural a perda de elasticidade da pele em todo o corpo. Na região dos olhos não é diferente. Além da flacidez nas pálpebras (inferiores e superiores), o acúmulo de gordura em torno dos olhos pode alterar o desenho do rosto e prejudicar a visão da pessoa. Ou seja, é um problema recorrente que vai além da estética.
Para quem busca remover esse excesso de pele na região, retirar a gordura localizada e inclusive diminuir a flacidez nas pálpebras, a Blefaroplastia se tornou uma das intervenções cirúrgicas mais adequadas para a melhoria funcional na visão.
Analisado caso a caso por um especialista, a indicação desse tipo de intervenção pode ser a melhor opção. A médica oftalmologista dra. Lara El Andere explica quando a recomendação se torna necessária: “A pele da pálpebra superior, ao evoluir para a flacidez, pode cobrir o campo de visão. Ao apontar a cirurgia, além da qualidade de vida do paciente, o restauro da estética facial tende a aumentar a sua autoestima.”
O procedimento não requer anestesia geral, somente local ou sedação. Pequenas incisões são realizadas nas linhas naturais das pálpebras, o que evita as temidas cicatrizes ora evidentes. “Além de remover o excesso de pele e gordura, realizamos também a abertura do olhar e sustentação das pálpebras em alguns casos. Isso resulta num evidente aspecto harmônico ao rosto do paciente”, revela a oftalmologista.
A indicação da cirurgia não é somente indicada aos pacientes com idade mais avançada e perderam a flacidez das pálpebras. Os jovens que apresentam problemas genéticos e acumulam bolsas de gordura na região também podem realizar o procedimento.
Vale lembrar que o pós-cirúrgico é relativamente tranquilo, com o paciente podendo retornar as suas atividades diárias entre 7 e 10 dias do procedimento. Podem ocorrer alguns inchaços na região na primeira semana após ser aplicada a técnica, contudo, tais sintomas irão desaparecer com o decorrer das semanas. O efeito definitivo também ocorre alguns meses depois da Blefaroplastia. “São de três a seis meses para que tenhamos um resultado. Esse tempo é necessário para que as cicatrizes ganhem estabilidade para que a região dos olhos volte ao aspecto natural”, aponta a dra. Lara.
Com mais de 300 mil procedimentos registrados nos Estados Unidos em 2022 (ainda conforme a ASPS), tal aumento pela procura junta o útil ao agradável, ou seja, a correção funcional nessa região dos olhos com o rejuvenescimento facial.
Letícia Spiller, Ana Paula Siebert, a ex-BBB Laís Caldas, dentre outras famosas já fizeram a Blefaroplastia, que também é indicada para o público masculino. O apresentador Sérgio Mallandro, por exemplo, realizou o procedimento.
Solução eficaz para eliminar a queda das pálpebras, em casos de flacidez avançada e prejuízo na visão lateral, a Blefaroplastia tende a resolver tais problemas funcionais, indo além da estética. A escolha de um cirurgião especializado precisa estar entre as principais ações dos pacientes. “Ao se atentar a todos esses itens, a pessoa vai garantir que o procedimento seja realizado com total segurança. Diante da precisão da técnica, os resultados serão satisfatórios, devolvendo a autoestima ao paciente”, finaliza a dra. Lara El Andere.