CinemaNoticias

Cine Clubinho apresenta uma viagem ao mundo da animação stop-motion


O CineSesc anuncia que, durante o mês de agosto, serão exibidos três filmes marcantes dos estúdios Aardman: “A Fuga das Galinhas”, “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais” e “Shaun: O Carneiro”. Os clássicos da animação stop-motion serão exibidos aos domingos nos dias 6, 13 e 20 de agosto, respectivamente, às 15h, como parte de nossa programação do Cine Clubinho.

Os estúdios Aardman são famosos por criar animações que encantam públicos de todas as idades, desde galinhas determinadas a escapar de um galinheiro, como em “A Fuga das Galinhas” (2000), um cão fiel e seu dono inventivo tentando evitar uma invasão de coelhos mutantes comedores de vegetais em “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais” (2005), até um carneiro que causa muita confusão em “Shaun: O Carneiro” (2015).

As exibições são parte de uma programação centrada na técnica de stop-motion, e que também ocupa todo o saguão do cinema com a exposição “A Arte da Animação Stop Motion”. A exposição exibe cenários, vídeos e réplicas de uma oficina de construção de bonecos e do set de filmagem da animação brasileira “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente” (2021), de Cesar Cabral, que conta a história do personagem de quadrinhos e de Angeli, seu criador. A exposição conta com uma instalação imersiva, educativa e lúdica, que apresenta ao público o processo de filmagem em stop motion e fica em cartaz até o final de agosto. 

A programação é uma oportunidade única para famílias aprenderem e participarem mais sobre esta forma de arte.

Além das exibições, o Cine Clubinho ainda oferece ao público o Espaço de Brincar, um espaço lúdico voltado para o acolhimento do público infantil, com brinquedos educativos e temáticos. E ainda, todos os domingos, antes das sessões do Cine Clubinho, intervenções artísticas como contações de histórias, oficinas e apresentações, são realizadas no saguão do CineSesc.

A partir do dia 6 de agosto acontece também a Oficina de Criação de Personagens com Massinhas, que será ministrada pelo animador Daniel Rabanéa e a quadrinista Raquel Fukuda. Na atividade gratuita eles convidam crianças e adultos para modelar seus próprios personagens com massinhas em cores diversas que serão disponibilizadas ao público. Após a exibição do filme as crianças poderão levar os personagens criados para casa.

A oficina acompanhará as exibições do Especial Stop Motion no saguão do CineSesc. As datas são 6, 13 e 20 de agosto, das 14h às 14h50. 

Os ingressos para as sessões de cinema podem ser retirados 1h antes na bilheteria.

Programação 

DOMINGO, 06/08, ÀS 15H* 

A FUGA DAS GALINHAS 

Dir.: Nick Park, Peter Lord | EUA, Reino Unido, França | 2000 | 84 min | Animação | Livre  

Baseado numa fábula de 1950, mantidas num galinheiro com ares de campo de concentração, a líder das galináceas Ginger tenta inúmeras fugas, no que é impedida pelo dono do galinheiro e seus cães ferozes. Até que um dia…

 *Sessão gratuita. Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria.

Imagens: a fuga das galinhas 

DOMINGO, 13/08, ÀS 15H* 

WALLACE & GROMIT: A BATALHA DOS VEGETAIS

Dir.: Nick Park, Steve Box | EUA, Reino Unido | 2005 | 84 min | Animação | Livre  

Wallace e seu fiel cachorro, Gromit, têm a missão de descobrir qual o mistério por trás dos jardins do vilarejo onde moram e ainda encarar o vilão Victor Quartermaine.

*Sessão gratuita. Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria.

Imagens: wallace e gromit

DOMINGO, 20/08, ÀS 15H* 

SHAUN: O CARNEIRO

Dir.: Mark Burton, Richard Starzak | EUA, Reino Unido, França | 2015 | 85 min | Animação | Livre  

Shaun decide tirar o dia de folga e se divertir. Porém, encontra muito mais agitação do que esperava. A confusão do carneiro acidentalmente leva o proprietário para longe da fazenda. Agora, Shaun e o rebanho precisam ir à Cidade Grande para resgatá-lo.

*Sessão gratuita. Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria.

Imagens: shaun, o carneiro

Oficina:

Oficina de criação de personagens com massinha

A partir de personagens dos filmes dos Estúdios Aardman modelados em massinha pelo animador Daniel Rabanéa, ele e a quadrinista Raquel Fukuda convidam crianças e adultos para modelarem seus próprios personagens com massinhas em cores diversas que serão disponibilizadas ao público. Após a exibição do filme as crianças poderão levar os personagens criados para casa.  

Com o animador Daniel Rbanéa e a quadrinista Raquel Fukuda.  

Datas: 06, 13 e 20/08, das 14h às 14h50.

Grátis, no hall do CineSesc.

Daniel Rabanéa é biólogo, realizador audiovisual e nômade analógico. Animador em Angeli The Killer, Bob Cuspe, Demônios do Meus Avô (Portugal), diretor de curtas metragens, entusiasta do faça você mesmo e em constante movimento.

Raquel Fukuda tem experiência em coordenadoria de produção do estúdio Birdo, professora do Senac e Quanta, consultora de projetos, curadora de animações do FILE e quadrinista.

Sobre o Cinesesc

O CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, em São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo. Além de realizar e integrar a curadoria de mostras e festivais, o CineSesc também recebe importantes eventos do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema de São Paulo.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo