Coluna Rodrigo Teixeira

Claro comemora uma década de parceria com o Rio Open com muita inovação na edição 2024 do torneio

Patrocinadora desde o início, operadora leva conexão e experiências imersivas na tecnologia 5G neste marco histórico do evento

Patrocinadora máster do Rio Open desde a primeira edição, a Claro comemora os 10 anos de parceria com o maior torneio de tênis da América do Sul de maneira especial. Com a tecnologia Claro 5G+, que é reconhecida como a mais rápida do Brasil, segundo milhares de clientes no Speedtest®, a operadora vai promover ações dentro e fora das quadras, para que os fãs do esporte vivenciem o torneio de maneira totalmente inovadora. Câmeras de realidade virtual 360º, estandes com design diferenciado, telões de LED e até mesmo show de drones fazem parte das ativações especiais da marca na edição comemorativa do evento.

A inovação estará presente em todas as ações da Claro. Destaque para as três câmeras 360º com o 5G+ da Claro que serão instaladas em locais estratégicos da quadra, como a cadeira do juiz, o corredor de entrada e saída dos atletas e a cabine do alto do evento, que darão aos usuários, por meio de óculos de realidade virtual, a possibilidade de acompanhar detalhes e bastidores do torneio, tendo ainda a chance de dar o enfoque “in loco” que desejam, diretamente das arquibancadas do estande.

As imagens exclusivas serão captadas e enviadas via Claro 5G+, que permite conteúdo com extrema qualidade e garante maior mobilidade ao dispensar o uso de cabos para o funcionamento, e transmitidas com solução de maior capacidade de dados para coberturas de grandes eventos, sem competir com a rede móvel dos usuários locais.

Para Ane Lopes, diretora de Marketing, Branding e Comunicação da Claro, patrocinar o único ATP 500 da América do Sul desde a sua primeira edição é motivo de orgulho. “A Claro conta com um grande histórico de patrocínios a grandes eventos esportivos ao longo dos seus 20 anos. E há 10 anos ter acreditado no potencial do Rio Open e acompanhado a sua evolução, mostra como a consistência em patrocínios constrói para imagem da marca e gera mais proximidade com os clientes e a comunidade envolvida. Por isso, é um grande orgulho chegar nessa edição tendo a certeza de que essa é uma parceria de sucesso, sendo hoje um dos principais eventos de tênis no calendário do Rio, do Brasil e do mundo”, afirma.

O estande da Claro no Leblon Boulevard terá 150 m² e contará com design inspirado no emblemático troféu do evento, que traz as curvas do Pão de Açúcar e faz uma homenagem à cidade do Rio de Janeiro. No centro do espaço, um grande telão de led de quatro faces exibirá as partidas em tempo real. A ambientação fica por conta do Claro música e as postagens estarão garantidas com o wi-fi oferecido pela operadora não só no estande, mas em todo o evento, além de ter ambiente totalmente instagramável, com arquibancada, backdrop de bolinhas de tênis e simular o espaço onde os tenistas aguardam no intervalo dos games.

Um show com drones* promovido pela marca no sábado, dia 24, também será uma atração à parte. A tecnologia será usada para homenagear os 10 anos, com imagens que remetem o evento e a parceria da marca. O espetáculo deve durar cerca de 8 minutos, após a partida da semifinal do Rio Open 2024. “É um momento de comemoração dos 10 anos do evento, da parceria do torneio com o Rio de Janeiro e da confiança que os cariocas têm na Claro, que nos faz líderes em clientes nos serviços móveis, TV e banda larga fixa no estado. É inegável a importância do Rio Open na economia da região, nos negócios e no entretenimento aos fãs de esporte”, comenta Gabriela Derenne.

Ter a marca atrelada ao evento é uma oportunidade de se aproximar de atletas de todo Brasil, e especialmente do Rio de Janeiro, em que a operadora é líder em clientes nos serviços móveis, TV e banda larga fixa, além de reforçar a importância de cuidar da saúde e valorizar o esporte.

A Claro também promoveu ações especiais de pré-venda exclusiva e desconto de 35% para colaboradores e clientes do programa de relacionamento Claro clube, que também puderam concorrer à oportunidade de aprender e jogar com profissionais da ATP.  

Quem quiser acompanhar tudo e ficar por dentro das novidades, poderá ver a cobertura exclusiva nos perfis da Claro Brasil por meio das redes sociais, com conteúdo especialmente produzido por influenciadores parceiros.

A décima edição do principal torneio de tênis da América do Sul acontece de 17 a 25 de fevereiro, e conta com alguns dos maiores tenistas do momento no circuito da ATP. Entre eles o espanhol Carlos Alcaraz, campeão do Rio Open e ex-número 1 do mundo; o suíço Stan Wawrinka, campeão de três Grand Slams na carreira e ex-número 3 do ranking; o britânico Cameron Norrie, atual vencedor do torneio; e o francês Arthur Fils, de apenas 19 anos, uma das maiores promessas da modalidade.

*Show sujeito às condições climáticas. Em caso de chuva, infelizmente, a atração deverá ser cancelada.

Sobre a Claro


A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.800 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a cerca de 98% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. A operadora conta ainda com o Claro 5G+ disponível em regiões de todos os estados e no Distrito Federal. E, segundo medições realizadas pelo Speedtest®, a Claro tem a rede 5G mais rápida, estável e que oferece a melhor experiência em vídeos e games do Brasil, além de contar com o Wi-Fi mais estável do país. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.


Sobre o Rio Open


O Rio Open 2024 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, Black Princess, Engie, Betway, Emirates e Herbíssimo. Também com as empresas Rolex, KIA, B3, EMS, Star+,Disney Cruise Line  e, ainda com  White Martins, New Holland, RedeDor, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Cremer, Shopping Leblon, ALLOS, Copa Energia e Grey Goose.

A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.

O evento conta ainda com parceria do Jockey Club Brasileiro e Prefeitura do Rio.

O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.

O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

A Lei de Incentivo ao Esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento e inclusão social que ajuda a levar a prática esportiva ao cidadão por todo o estado do Rio.

O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.
Botão Voltar ao topo