Criado pelos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, o Instituto Irmãos Nogueira possui o foco de mudar a vida de crianças e jovens, através das artes marciais. Fundado em 2010, a organização iniciou no Rio de Janeiro, mas já se expandiu para outros estados do Brasil, com a meta de crescer ainda mais.
O projeto tem como função incentivar a prática lutas, como: boxe, jiu-jitsu e muay thai entre crianças e adolescentes em escola publicas durante 12 meses e assim, dando novas oportunidades para a vida dessas crianças, aproximando-as do esporte. Atualmente, o Instituto atende em média 1.500 alunos por mês.
“As artes marciais também têm um impacto significativo na construção da confiança. À medida que os praticantes aprendem novas técnicas e aprimoram suas habilidades, eles desenvolvem um senso de autoconfiança e autoestima. Através do treinamento constante, eles aprendem a superar desafios e a enfrentar adversidades, o que fortalece sua confiança em suas próprias capacidades, além de enfatizar os valores como respeito, disciplina e autodisciplina, que são fundamentais para o crescimento emocional e o desenvolvimento de um senso de responsabilidade pessoal”, comenta Rodrigo.
O Instituto possui sedes em Macaé e Maricá, no Rio de Janeiro, além de atender as cidades de Vitória da Conquista e Barra do Choça, na Bahia e Várzea Grande, no Mato Grosso, visando expansão para outros locais do Brasil.
“Nós acreditamos que a oportunidade pode ser o diferencial na vida das crianças e adolescentes que descobrem seu potencial interior e desenvolvem habilidades de autodefesa e autocontrole, através disso, constroem uma postura segura e resiliente que os protege de situações de risco e os mantém longe do caminho do crime”, encerra Rogério.