Entra ano, sai ano e a moda fitness segue crescendo. Dados da pesquisa Mercado Potencial de Moda Esportiva/Fitness e Praia no Brasil 2024, realizada pelo Inteligência de Mercado (IEMI), mostram que o mercado apresentou um aumento de 7,1% no número de fabricantes em 2023, na comparação com o ano anterior, totalizando 3.534 unidades produtoras dessa indústria.
Com força no Brasil, o setor é também um lançador de tendências de moda, seja para quem quer usar camisetas, regatas, tops, shorts e calças para exercício na academia ou fora dela.
O uso de peças fitness nas ruas vem da estética athleisure que transfere o look atlético para os momentos de lazer. Segundo um relatório da plataforma Mercado Livre, o termo apresentou um aumento significativo de buscas no país.
As tendências do setor podem, portanto, ser aproveitadas por todos. As novidades que devem embalar as roupas em 2025 incluem cores vibrantes e sóbrias, personalização das peças, sustentabilidade e foco no bem-estar.
Cores vibrantes
As cores vibrantes vêm com tudo em 2025 nas peças de moda fitness. Nas academias, inclusive, as roupas em neon, tons pastel expressivos e cores mais fortes já estão sendo usadas pelas praticantes de atividade física.
Top fitness de academia e shorts em tons de vermelho, azul royal, amarelo solar e verde piscina, por exemplo, estão dominando os armários das brasileiras. O uso dessas tonalidades em peças de moda fitness tem como proposta elevar o ânimo durante os treinos e trazer a sensação de energia e vitalidade.
Vale lembrar que as cores vibrantes também podem marcar presença em estampas florais, geométricas e até mesmo animal print.
Cores sóbrias
Não são apenas as tonalidades vivas que estarão em alta no setor. Tons sóbrios como verde oliva, bronze, bege, marrom, ferrugem, cinza e grafite também irão estampar as vitrines em 2025.
Essas cores deixam as peças atemporais e com um toque de elegância. Para quem gosta da estética athleisure, as roupas com cores sóbrias são ideais.
Personalização
Em competições esportivas, a personalização de roupas fitness é algo comum para ajudar na identificação e diferenciação dos atletas. A ideia tem sido uma tendência para o setor e algumas marcas já estão investindo nesse tipo de recurso.
O conceito é simples e deixa todos os detalhes na mão do consumidor. Ou seja, é ele quem escolhe as cores, estampas e ajustes do design para criar peças que atendam as expectativas individuais. Marcas que investem nesse recurso promovem a sensação de exclusividade e satisfação do cliente.
Sustentabilidade em alta
A sustentabilidade tem sido uma tendência importante e, em 2025, deve continuar ganhando destaque. No setor de moda fitness, a ideia é que as peças sejam produzidas gerando menos impactos no meio ambiente, fazendo com que as marcas adotem uma postura responsável.
Peças produzidas com materiais reciclados, processos de produção eco-friendly, práticas que reduzam o desperdício de material e iniciativas de compensação com viés ecológico serão cada vez mais valorizadas.
Foco no bem-estar
A síntese entre moda e bem-estar continuará a se misturar. Na moda fitness, as peças não terão apenas o foco da beleza, mas também irão auxiliar no desempenho físico e no conforto. Essas características são apoiadas por inovações tecnológicas capazes de criar tecidos de alta performance que oferecem proteção UV, controle de temperatura e resistência ao suor.
Além dessas características, as peças serão confortáveis para agregar bem-estar. Esse aspecto fortalece, inclusive, a tendência athleisure, já que muitas pessoas escolhem usar as roupas fitness fora dos espaços esportivos devido a fator conforto.