Noticias

Cruz Vermelha São Paulo lança streaming fictício para ajudar e não para assistir

Criada pela Lew’Lara\TBWA, a primeira plataforma de streaming de impacto social que inova na forma de atrair doadores recorrentes para a instituição. É mais uma que você assina e não assiste, mas que direciona as doações para as atividades de ajuda humanitária.

Receber doação é legal. Mas, fazer uma doação é ainda mais legal, e pode ser feita de forma inovadora e criativa. Essa é a proposta da Cruz Vermelha São Paulo que, de forma disruptiva, reinventa a forma de doar para arrecadar fundos para suas atividades: a instituição lança o Help Plus, um streaming fictício feito para as pessoas apenas assinarem, e não para assistirem. O valor de cada assinatura, ao menos, é destinado para a ajuda humanitária.  

Criado pela Lew’Lara\TBWA, Help Plus é uma plataforma que nasceu de um insight sobre hábito de consumo de streaming: o consumo de conteúdo “on demand” se tornou muito mais que uma tendência comportamental, um hábito consagrado na rotina diária no mundo todo, e no Brasil não foi diferente. São muitos adeptos: 7 em cada 10 brasileiros assinam plataformas de streaming (fonte: “Streaming 2022”, Hibou). E como a oferta de títulos e séries se dividem entre as diversas opções de plataformas, isso faz com que, entre aqueles que pagam por esse tipo de serviço, 62% assinam dois ou mais (pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 2022). Resultado: muitas vezes, as pessoas pagam várias mensalidades, mas não chegam a assistir os conteúdos. 

De olho em propor uma forma mais útil de investir este valor mensalmente e fazer da doação um ato mais divertido e irreverente, a Cruz Vermelha São Paulo inovou e criou o primeiro streamimg de impacto social. Cheio de opções de filmes clichês, com histórias já contadas ou finais previsíveis, Help Plus parece um streaming de verdade, mas é todo fake.  

Para dar ainda mais veracidade, foram criados 100 títulos de filmes, com capas e sinopses também fictícias que propõe que o público assine e não assista. A diferença para as outras plataformas é que, nesse caso, o assinante dorme com a consciência tranquila pois o dinheiro da mensalidade não foi desperdiçado, e sim, revertido em doação. Acesse e confira aqui

 “Com o apoio da Lew´Lara, buscamos criar uma forma criativa de buscar a atenção das pessoas para a doação” comenta Bruno Semino, da Cruz Vermelha São Paulo. 

Como todo streaming que se preze, Help Plus também é lançado com um trailer épico, com linguagem característica das plataformas de vídeo, mas que, assim como toda a ideia, assume um tom irônico, revelando que se trata de mais um streaming para você pagar e não assistir. Mas, ao menos, será para ajudar a Cruz Vermelha SP. 

Clique aqui e confira. 

A ideia do HelpPlus foi inspirada em um comportamento real das pessoas, que em sua maioria, pagam e assinam mais de um serviço de streaming de vídeo, mas que não conseguem assistir. Por isso a criação de um streaming fake pensado em fazer a doação ser vista de forma mais jovem, bem-humorada, moderna, e nada mais contemporâneo que um streaming. Mas diferente dos outros, o HelpPlus não te dá a sensação de desperdiçar dinheiro, mesmo você pagando e não assistindo, já que a Cruz Vermelha São Paulo transforma a sua “assinatura” em doações para quem precisa” completa Fernando Lyra, diretor de criação da Lew´Lara\TBWA. 

A instituição de ajuda humanitária atua de diversas formas, auxiliando os poderes públicos e, principalmente, serviços de saúde, com a missão de aliviar o sofrimento humano e proteger as vidas e a saúde das pessoas. E como forma de manter e crescer essa causa nobre, o Help Plus chega como uma importante iniciativa de arrecadação mensal para instituição. 

As contribuições recorrentes são essenciais para a formatação de programas de longo prazo que possibilitem a efetiva diminuição da vulnerabilidade dos beneficiários” finaliza Bruno. 

Já disponível no www.helpplus.com.br, a plataforma está apta à assinatura e promete ser um streaming que nem os críticos mais criteriosos poderão botar defeito, com filmes sempre com o mesmo final: alguém ajudando quem precisa.  

Para seguir a Cruz Vermelha São Paulo acesse: 

www.cruzvermelhasaopaulo.org.br/ 

Facebook: facebook.com/cruzvermelhasoapaulo    

Instagram: instagram.com/cruzvermelhasaopaulo 

Linkedin: linkedin.com/company/cruzvermelhasaopaulo 

FICHA TÉCNICA 

Título: Help Plus  

Agência: LEW’LARA\TBWA 

Cliente: Cruz Vermelha São Paulo        

CEO: Marcia Esteves 

CCO: André Gola 

Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima | Rodrigo da Matta 

Direção de Criação: Fernando Lyra     

Direção de Arte: Guilherme Sakosigue, Rhalybe Aizann e Fernando Lyra  

Redação: Rafael Miessi e Lucas Alcorta 

Managing Director: Helena Brant e Maria Pirajá 

Negócios: Manuela Mascarenhas, Bruna Ayabe, Sandra Sales e Sofia Seligman 

CSO: Raquel Messias   

Estratégia: Bruno Lobo e Marcela Farran 

Conteúdo: Daniela Dias 

CDMO: Vicente Varela 

Mídia: Elenice Galera, Marilena Cadena, Caroline Gayo, Rafael Nascimento, Carlos Bonifácio e Fernanda Menezes. 

CCOO: Elise Passamani 

Operações: Fran David 

Projetos: Carolina Galastri, Ana Carolina Andrade e Thais Rodrigues 

Produtora Digital: Digital Business 

Relações Públicas: Amanda Brandão e Yasmin Zampieri  

Produção Gráfica: Rodrigo Giammarino e Simone Camacho 

Produção de RTV: Izabel Soares e Isabela Torquato  

Edição e Finalização: Gustavo Murbach 

Produtora de Filme: Movietrailer       

Trilha: Envato  

Produtora de Tecnologia: Bolha 

Diretor Executivo: Nagib Nassif Filho  

​Diretor de Operações e Software: João Frescurato   

Novos Negócios: Cristina Pazetti ​ 

Gerente de Projetos: Ana Assis 

Desenvolvedor Fullstack : Juan Petrus  

Aprovação do Cliente: Bruno Semino 

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo