Uma pesquisa Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps, na sigla em inglês) mostrou que o Brasil é líder mundial em cirurgias íntimas femininas. Dados coletados mostram que, no país, 20.334 mulheres passaram pelo procedimento. Até mesmo famosas como Deolane Bezerra, Maíra Cardi, Jada Smith, Gretchen e Kim Kardashian já falaram abertamente sobre terem feito o procedimento. A intervenção tem o objetivo de melhorar a autoestima e a qualidade de vida.
O cirurgião plástico Dr. Esmail Safaddine comenta que essa cirurgia plástica é indicada para pacientes que sofrem com o tamanho dos lábios vaginais, sentem dor na relação sexual ou têm problemas de autoestima por questões íntimas. Ele explica que essa condição pode atrapalhar tanto a saúde física da mulher, quanto emocional.
“Por meio da cirurgia íntima feminina, podemos reduzir o tamanho dos lábios vaginais e, assim, permitir que as pacientes não se preocupem mais com qualquer desconforto. Essa intervenção também é chamada de ‘ninfoplastia’, e a procura por ela tem crescido cada vez mais. Muitas mulheres deixaram de enxergar como tabu, e passaram a perceber os benefícios para a saúde”, explicou.
O Dr. Esmail Safaddine explica que a cirurgia é feita com anestesia, para que a paciente durma durante a operação. A sedação também pode ser local, e nesses casos a alta pode acontecer no mesmo dia. São retirados os excessos dos pequenos lábios e essa parte da região íntima é refeita. O cirurgião plástico informa ainda que as cicatrizes são discretas. Já no caso dos grandes lábios, se a intensão é reduzir, o problema pode ser resolvido por lipoaspiração, feita por pequenas cânulas.
“A decisão de qual parte será mudada é tomada junto com o cirurgião. A cirurgia é pensada tanto pelo benefício estético, quanto em função da saúde da região íntima. Depois, aconselho minhas pacientes a evitar roupas apertadas e passo procedimentos de higiene para serem feitos no período de recuperação. A cicatrização ocorre em 30 dias, e em 90 pode ser visto o resultado final”, concluiu.