CuriosidadesNoticias

Disney amplia diversidade com Projeto Extraimaginário

A primeira edição da iniciativa contou com talentos criativos do Estúdio QUE, envolvendo também pessoas sem deficiências, que reinterpretaram histórias e personagens da Disney a partir de suas perspectivas únicas. Os designs resultantes desse processo deram origem a produtos licenciados, já disponíveis no mercado

Disney Brasil acaba de anunciar o projeto Disney Extraimaginário, iniciativa que promove a democratização da arte e visa amplificar as vozes de talentos que representam a diversidade, transformando suas criações em artes que deram origem a coleções exclusivas, ao mesmo tempo em que destaca a importância da inclusão no mercado criativo.

Em sua primeira edição, a Disney Brasil associou-se ao Estúdio QUE, empresa multidisciplinar que acredita na criatividade de pessoas com deficiência intelectual para impulsionar a autenticidade do design brasileiro. Juntos, trabalharam com 10 talentos, entre eles pessoas com e sem deficiência intelectual e neurodivergentes, para reimaginar os personagens de Mickey & Amigos.

Ao longo de 3 meses de imersão e desenvolvimento criativo, os designers deram vida a artes inéditas e disruptivas, transformando os personagens da Disney e ressignificando-os com novas cores e formas. Foram criados designs autênticos baseados em suas singularidades e perspectivas, resultando em artes exclusivas que foram utilizadas na criação de novos produtos licenciados.

Durante o processo criativo (confira o videocase aqui), os artistas Danyel, Roberto, Mari, Diego, Marina, Taís, Lucas, Lais, Lua e Luiza utilizaram abordagens inovadoras e técnicas não convencionais, como colagens, pinturas, sprays, giz de cera, aquarela e até ferro de passar roupa, resultando em seis narrativas encantadoras, representadas em estampas e ilustrações. São elas: “Imaginação”, “Possibilidades”, “Encontros”, Magia”, “Originalidade” e “Transformação”.

A marca de materiais escolares Jandaia, por exemplo, recentemente lançou uma linha de 21 cadernos com capas personalizadas para o “Volta às Aulas 2025”, desenvolvidas com as artes criadas pelos artistas do projeto. Os itens estão disponíveis nos principais pontos de venda e site da marca.

Outra marca licenciada de destaque é a Riachuelo, que lançará uma coleção vanguardista, composta por aproximadamente 100 itens – incluindo vestuário como jeans, camisetas, camisas, moletons, regatas, vestidos, peças íntimas e acessórios – além de uma linha exclusiva da Casa Riachuelo e Disney Home com itens de decoração para casa e trabalho. A coleção Disney Extraimaginário da Riachuelo chegará oficialmente às lojas e e-commerce a partir de 9 de abril.

LUPO, Trifil, Animê/Youccie e Go Case também lançarão em breve linhas exclusivas licenciadas do projeto, disponíveis nas principais lojas físicas e digitais.

Outra iniciativa da companhia para o projeto será a capacitação de 30 pessoas neurodivergentes e com deficiência intelectual através de oficinas artísticas e técnicas, com o objetivo de estimular a criatividade, a expressividade, a habilidade motora e o desenvolvimento cognitivo. A iniciativa será realizada em parceria com o Instituto Serendipidade e o Instituto Movimentarte, como parte do Disney Future Storytellers, um programa da companhia que inspira e capacita futuros profissionais da indústria criativa.

O projeto Disney Extraimaginário também estará sinalizado nos principais pontos de varejo e conteúdos serão publicados nas redes sociais.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo