Noticias

Domingo Legal celebra 30 anos repleto de atrações em edição histórica

Domingo Legal completa 30 anos de sucesso nesta semana. No ar desde 17 de janeiro de 1993, a atração se tornou uma referência entre os programas de auditório e está na memória e nos lares de milhares de brasileiros desde então. Para celebrar a data, Celso Portiolli apresenta uma edição comemorativa recheada de atrações no dia 22 de janeiro.

Entre elas, recebe uma dupla que marcou a trajetória do dominical e teve sua história marcada pelo programa também. Bruno e Marrone estarão no palco do próximo domingo e, além de cantarem seus sucessos, recordarão momentos ali vividos. Dentre eles, um icônico ‘Telegrama Legal’, em que Marrone é alvo de uma pegadinha durante o quadro e aparece usando apenas uma sunga de oncinha, botas e chapéu de cowboy. Celso sugere, então, que as imagens sejam apagadas do arquivo, em uma brincadeira que promete mexer com a dupla. “Minha ideia é destruir a fita original e ela nunca mais será exibida na televisão brasileira. Vamos acabar com essa polêmica”, diz o apresentador em tom bem-humorado. 

Portiolli também traz uma edição especial do ‘Passa ou Repassa’ com nomes que marcaram a história da atração. Alessandra Scatena, figura marcante, entre outras atuações, por ter sido a primeira assistente de palco do programa, a eterna musa da ‘banheira’ Luiza Ambiel e a apresentadora Helen Ganzarolli, que também fez parte do dominical em diversos momentos, formam o time amarelo.

No time azul, estará Liminha, prata da casa que esteve no Domingo Legal desde o início; o humorista Pedro Manso, que já fez diversas participações no palco e em quadros como o “De Quem é Essa Mansão”; além de Gavião (Lucas Mesquita), que se destacou por estar em quadros como “Xaveco” e “Jogo do Amor”, permanecendo até hoje na atração. Especialmente neste dia, provas clássicas que há muitos anos não eram realizadas, voltarão à tela. Dentre elas, “Prova da Bomba”, “Prova da Bexiga” e “Prova da Transformação”.

O público também vai recordar momentos marcantes do Domingo Legal em um VT com atrações, musicais e quadros que permeiam a história da TV Brasileira. A atração apresenta ainda uma música composta especialmente para comemorar os 30 anos, que será o tema do programa ao longo de todo o ano.

Além de tudo isso, a partir do dia 29 de janeiro, semanalmente, o dominical trará 30 histórias – sendo uma a cada domingo – que foram significativas na atração. Além de recordações famosas como a estreia do KLB no programa e a ida de Padre Marcelo com Gugu a Israel, o Domingo Legal promete trazer histórias de famosos e anônimos que estiveram em seu palco, como Silvana Kieling, Comandante Hamilton e muitos outros.

Gugu ao lado do astro internacional Ricky Martin | Moacyr dos Santos / SBT

•         17/01/1993. Estreia o Domingo Legal, com 1h30 de duração, gravado, trazendo musicais, concursos (de dança, fantasias, passistas), apresentações circenses e brincadeiras com o auditório.

•         Em 1994 passa a ser ao vivo, trazendo muita interatividade com o telespectador e o início de quadros de sucesso como Helicóptero do Gugu, Banheira do Gugu, Corpos na Lama, Troca de Roupa na Piscina, Labirinto de Cachorros. Família Pimenta e Que Profissão é Essa, onde o telespectador deveria adivinhar detalhes dos episódios. Estreia Táxi do Gugu, com Gugu se caracterizando de motorista de táxi e levando pessoas com momentos muito divertidos.

•         1995: Pela primeira vez o programa lidera a audiência em outubro com a presença de Mamonas Assassinas num grande especial da banda, que participou das brincadeiras e interagiu com o público.

•         O jornalismo passa a integrar o programa em 1996 com a cobertura da morte dos Mamonas Assassinas na Serra da Cantareira em São Paulo. As repórteres Sonia Abrão e Silvana Kieling conduzem reportagens, e mostram a cidade de São Paulo pelo helicóptero do Comandante Hamilton.

•         1997: Passa a ser exibido as horas e inicia uma histórica disputa de audiência mantendo-se por diversos momentos na liderança em vários domingos consecutivos. O quadro Bom Dia Legal, com Otavio Mesquita, faz grande sucesso. A estrela mexicana Thalia visita o Brasil e pela primeira vez se apresenta em um programa de TV daqui. Outros astros como Shakira também participam.

•         Em 1998 deixa o Teatro Silvio Santos e, a partir de fevereiro, passa a ser produzido do Complexo Anhanguera. A dupla Rodolfo e ET interagem com Gugu no palco e conduzem reportagens visitando artistas e acordando personalidades no novo Bom Dia Legal. Chegam novos quadros como A Primeira Vez, onde um artista tinha sua história contada no palco. Nessa época surge também o quadro A Princesa e o Plebeu, onde uma jovem garota ganhava presentes e passava por uma transformação.

•         Na virada da década de 2000, Gugu investe em viagens mostrando países do mundo ao lado da repórter Maria Cândida, e um dos maiores sucessos do programa vai ao ar: Sentindo na Pele, conquistando o maior recorde de audiência do programa, com pico de 42 pontos na Grande São Paulo.

•         No novo milênio, novos quadros surgem como Bate Coração, com Monique Evans, Vigilância Total, Essa Nota Vale uma Nota, Construindo um Sonho, grande sucesso que reformava e reconstruía casas realizando sonhos de telespectadores. Novas estrelas são lançadas no palco como KLB, Wanessa Camargo, além dos conjuntos Rouge e Br’oz em sua primeira apresentação.

•         Em 2006 o conjunto RBD, formado na novela Rebelde, vem ao Brasil arrastando uma multidão de fãs no programa.

•         Em 2009 Celso Portiolli assume o comando do dominical e dá novo fôlego à atração, que volta a ser apresentada no início da tarde. O game Meu Pai é Melhor do que Seu Pai cativou o público com pais e filhos. Celso trazia ao palco artistas populares e muitas atrações musicais. A Piscina de Amido leva o público a momentos divertidíssimos, com Celso e o elenco de humoristas e convidados.

•         Muitos artistas internacionais e estrelas mexicanas marcam a nova fase com a presença de Gaby Spanic, Lucero, Maitê Perroni, Anahí, e os atros do seriado Chaves: Maria Antonieta de Las Nieves e Edgar Vivar. Ao lado de Marlei Cevada e Pedro Manso, o quadro De Quem é Essa Mansão é sucesso absoluto.

•         Malucos Molhados mostra que os novos formatos conquistam a audiência com participantes tentando atravessar uma ponte sobre uma piscina, cantando e divertindo.

•         O Passa ou Repassa volta ao ar num formato dinâmico e moderno, com a participação de artistas convidados. Estreia também Xaveco, Os Paranormais, Bóia ou Afunda, Arquibancada do Riso, O Preço da Verdade, Esta é Sua Vida, entre outros.

•         A audiência cresce e o programa atinge a liderança em diversos momentos durante sua trajetória com Celso à frente, consolidando-se como o preferido do público aos domingos.

•         Em 2017 estreia Comprar é Bom, Levar é Melhor, uma gincana ágil e repleta de prêmios para uma família participante, que também traz a emoção de um game com perguntas e respostas. Em 2021 vai ao ar Quem Arrisca, Ganha Mais, um game que exije concentração e habilidade para levar um bom prêmio em dinheiro.

•         Mantendo a tradição em coberturas jornalísticas, mostrando a versatilidade e a competência de Celso Portiolli, o programa cobriu o falecimento de Hebe Camargo e Gugu Liberato, além de outras personalidades. Uma homenagem fora feita no palco, e o público se emocionou em casa.

•         Em 2021 a reunião com As Patroas, no palco do Domingo Legal, participando do Passa ou Repassa e cantando seus hits faz enorme sucesso, e em 2022, Simone e Simaria balançam as estruturas do game em momentos inusitados com Celso. Destaque também para o especial musical com Luan Santana, e as participações do elenco das novelas do SBT.

•         2023: O Domingo Legal comemora 30 anos com a intenção de estar por muitos anos mais ao lado do público nos domingos da TV.

O ‘Domingo Legal’ vai ao ar todos os domingos, logo após o Notícias Impressionantes, 11h00, no SBT.   

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo