CelebridadesNoticiasNovelas

Elenco de ‘A Infância de Romeu e Julieta’ e SBT do Bem fazem ação para incentivar doação de sangue no Hospital do Servidor Público Estadual

‘Lado Vila’ e ‘Lado Torre’ se unem em prol da vida e convidam o público a também participar da nobre campanha

SBT do Bem, plataforma do SBT dedicada a promover ações com forte apelo mobilizador para uma sociedade mais engajada e esclarecida, anuncia uma parceria especial com o elenco da novela “A Infância de Romeu e Julieta” em uma campanha de doação de sangue, a favor da vida e em prol da solidariedade. Nesse sábado (05), parte do elenco realizou uma ação no Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo.

Com o intuito de incentivar a participação de mais pessoas nessa nobre missão, o Serviço de Hemoterapia do HSPE foi palco para a ação, onde atores uniram forças para motivar o público a se juntar à causa. Miguel Ângelo, Bianca Rinaldi, Ciro Salles, André Mattos, Bárbara Cruz, Gianlucca Mauad e Guilherme Faria foram até o local, além de seus familiares e integrantes da produção, que também se envolveram nessa causa humanitária, realizando doações de sangue em nome dos artistas e do SBT do Bem.

O objetivo é sensibilizar o público para uma causa de extrema importância à vida, chamando a atenção para a necessidade de reposição dos estoques dos bancos de sangue em todo o país. Com essa iniciativa, o SBT do Bem e o elenco de “A Infância de Romeu e Julieta” buscam não apenas promover a doação de sangue, mas também conscientizar a população sobre a importância desse gesto solidário, que pode salvar vidas e fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

“O mais importante que se diga é que a gente só entra em contato com esse tema de doação de sangue quando alguém da nossa família ou algum parente precisa de sangue e esquece que nesse exato momento muitas pessoas estão morrendo por falta de sangue, então, tem sempre alguém precisando. É fundamental ter essa consciência e fazer essa ação voluntariamente. Doar é um ato de amor”, diz o ator André Mattos.

Nos meses de inverno, os estoques baixam e chegam a zerar, principalmente no período de férias, estendido com a retomada da rotina de volta às aulas. No Banco de Sangue do HSPE, por exemplo, faltam diversos tipos sanguíneos, principalmente os de fator RH negativo, que estão com estoques críticos ou zerados. Conscientes da necessidade social de elevar os estoques de sangue, Lado Torre e Lado Vila deixaram de lado a rivalidade das famílias de Romeu e Julieta não pela morte, como na tragédia secular da antiguidade, mas pela vida, numa missão do bem que se estende durante todo este mês.

A iniciativa da produção da novela do SBT vale ouro para um hospital de referência para o atendimento dos servidores públicos no Estado de São Paulo, porque empresta a credibilidade dos atores e o carinho do público para um ato carregado de amor ao próximo, que vem da espontaneidade, do sentimento de fraternidade e ajuda ao próximo”, destaca o médico ortopedista, Marcelo Takano, diretor técnico do HSPE.

A campanha encabeçada pela novela do SBT e SBT do Bem em parceria com o HSPE, principal serviço do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), prossegue até 31 de agosto. Durante o mês, outros atores da trama vão participar dessa corrente solidária.

Para se unir ao elenco da novela “A Infância de Romeu e Julieta” nessa ação do bem, a doação pode ser gravada em vídeo, compartilhado em redes sociais com a marcação @ainfanciaderomeuejulieta e @sbt.

“Eu levei a minha mãe e minha tia, elas foram minhas representantes. Se você tiver mais de 16 anos e mais de 50kg pode doar, eu não tenho, mas como pode trazer seu responsável para doar no seu lugar, eu continuo ajudando a campanha. Quando vocês vierem, marquem a novela, coloquem a hashtag, postem em todas as redes sociais, porque vai ser muito legal e a gente vai amar ver isso”, declara Miguel Ângelo.

Estoques em movimento

O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo enfrentou sérias dificuldades nos últimos dois anos, com a queda no número de doadores. Este ano, ações sociais e campanhas, como a iniciativa em parceria com o SBT, buscam manter o equilíbrio sazonal dos estoques, com ênfase na reposição, principalmente dos fatores negativos, que são os mais escassos. A baixa adesão à doação nos meses de inverno, agravada pelo período de férias escolares, é o foco da campanha nacional Junho Vermelho. Os resultados são perceptíveis com aumento no número de bolsas coletadas nesse período. A média de coleta gira em torno de 930 bolsas por mês, exceto nos meses de campanhas globais como as dos períodos de Carnaval e de Junho Vermelho, quando o número de doadores salta acima da casa de mil coletas.

O Banco de Sangue do HSP entrou em agosto com estoques críticos e baixos para alguns tipos sanguíneos. Já para outros tipos, como A e B positivo, os estoques estavam e níveis aceitáveis. Mas a reposição é bem-vinda para todos os tipos e fatores. “É uma realidade que estamos mudando aos poucos, estimulando os servidores que frequentam o HSPE e seus familiares, e também o público em geral a esquentar a solidariedade tanto nos meses de inverno como ao longo de todo o ano”, destaca Fábio Lino, diretor do Serviço de Hematologia do Hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe). “Aplaudimos e agradecemos ao elenco e à produção da novela, assim como aos diretores do SBT pela iniciativa em defesa da vida”, comemora Fábio Lino.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo