
Com uma história que começa aos 16 anos dentro da Academia do Barro Branco, o Coronel Américo, ou Américo Massaki Higuti, dedicou quatro décadas à segurança pública em diferentes frentes: operações táticas, educação, gestão hospitalar, tecnologia e, atualmente, como secretário de Segurança e Defesa Civil de Bragança Paulista. Sua trajetória une disciplina, preparo e um profundo senso de missão.
“Quando escolhemos servir, escolhemos colocar a vida a serviço do outro. A formação militar nos prepara para enfrentar tudo, inclusive a dor, com responsabilidade e coragem. Mas é o valor humano que nos faz seguir firmes”, afirma. Para ele, proteger é mais do que agir, é ter empatia com os vulneráveis e reagir com força diante da injustiça.
Durante sua carreira, Américo comandou operações, lecionou, dirigiu hospitais e atuou em cargos de confiança do governo. Hoje, lidera projetos como o Smart SAM (tecnologia de reconhecimento facial), modernização da Guarda Municipal e sistemas de radiocomunicação, tornando Bragança Paulista uma das cidades mais tecnológicas na segurança pública do país.
Cristão, defensor da família e da soberania nacional, ele acredita que a base de uma sociedade segura está no fortalecimento das relações familiares e da educação. Para o Coronel, combater o crime exige ação imediata, mas construir a paz é uma obra de longo prazo que envolve valores, oportunidades e respeito à dignidade humana.
Com planos de seguir na política, Américo sonha em continuar contribuindo com a população e mantendo viva a chama do serviço público. “Tenha fé em Deus, estude, trabalhe e respeite o próximo. Quando a gente faz o bem, com verdade, o resultado vem. E o Brasil tem tudo para crescer, só depende de cada um de nós”, finaliza o Coronel.









