Noticias

Espetáculo sobre diversidade cultural agita RJ

Montagem é protagonizada por alunos periféricos fecha apresentações no interior do Rio e na Biblioteca Parque do Rio de Janeiro

O espetáculo teatral ‘Cortejo Favela: Os Brasis de Darcy’ fará uma apresentação nesta sexta-feira (25), na cidade de Bom Jardim, interior do Rio de Janeiro. A peça tem uma proposta única de fusão entre corpo, música e conhecimento para mergulhar nas utopias e sonhos de Darcy Ribeiro para o Brasil. A peça-manifesto traz à cena a história de um país diverso e em constante transformação, valorizando as culturas populares, combatendo as desigualdades sociais e buscando uma sociedade inclusiva.

“Os Brasis de Darcy” é uma jornada que retrata a vida de Darcy Ribeiro desde seu início em Montes Claros, passando por momentos cruciais que marcaram a história do Brasil. O espetáculo ressalta a identidade multifacetada do país e questiona: “Qual é a cara do Brasil?”. Com um elenco composto por sete jovens artistas periféricos e alunos do Projeto Cria, a peça está sendo apresentada para mais de 1000 estudantes da rede pública, em apresentações nas periferias do Estado do Rio de Janeiro.

A estreia do espetáculo “Cortejo Favela: Os Brasis de Darcy” aconteceu no dia 03 de agosto no Caju e, posteriormente, foi apresentado nas favelas do Pavão Pavãozinho, Vidigal, Tuiuti e Vigário Geral, além desta apresentação em Bom Jardim, interior do Rio, e na Biblioteca Parque no dia 30, encerrando a temporada.

“Esta ação representa a celebração da diversidade cultural e social do Brasil, carregando consigo a mensagem de que o teatro e a arte podem ser poderosas ferramentas de transformação e inclusão. Todas as apresentações serão gratuitas, permitindo que mais pessoas possam participar dessa experiência única e enriquecedora. O projeto busca valorizar a cultura local e proporcionar uma reflexão sobre a identidade do nosso país, promovendo a construção de um Brasil mais igualitário e acolhedor”, explica Laura Campos Braz, atriz, professora e fundadora do Projeto Cria. Ela nasceu e foi criada na cidade de Bom Jardim.

Este é o resultado final de um dos projetos contemplados no edital Darcy Ribeiro 100 anos.

O conjunto de ações, incluindo edital e exposição, está sendo realizado pela Muriqui Cultural, em coprodução com a Zucca Produções, apoio do Oi Futuro e patrocínio da Oi, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Sobre o Projeto Cria

O Projeto Cria, instituição sem fins lucrativos atuante desde 2018 no Caju, tem como missão promover o pensamento autônomo de indivíduos em situação de risco social por meio do teatro como ferramenta educacional. Através do Cortejo Favela, o projeto fomenta a criação autoral e capacita jovens periféricos para o mercado de trabalho.

Serviço

‘Cortejo Favela: Os Brasis de Darcy’

Data: 25/08

Horário: 11h30

Local: CIEP 322 Mozart Cunha Guimarães – Rua Manuel Vieira de Aguia s/n, São Miguel, Bom Jardim

Classificação: Livre

Gratuito

Data: 30/08

Horário: 15h

Local: Biblioteca Parque – Avenida Presidente Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro.

Classificação: Livre

Gratuito

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo