Noticias

Festival de Natal Equatorial promove arrecadação de alimentos para instituições sociais

Seu Jorge, Maria Gadú, Vitor Kley e a artista Maranhense Flávia Bittencourt estão entre as atrações mais esperadas do evento

Para reforçar o espírito natalino, o Festival de Natal Equatorial, que acontece nos dias 15 e 16 de dezembro, vai promover uma grande campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis junto ao público. O total arrecadado será dividido entre três instituições: a Casa Acolher – que atende pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS; as Obras Sociais Lar de José – voltado para o atendimento de crianças e comunidades periféricas; e o Asilo de Mendicidade – que abriga idosos em situação de vulnerabilidade. O público poderá doar alimentos não perecíveis que serão entregues às 3 instituições selecionadas ao final do festival. Os itens poderão ser deixados em bolsões que serão distribuídos no espaço.

Para Carlos Hubert Cardeal, Executivo de Comunicação e Marketing, esse é um momento de celebrar a cultura e a solidariedade. “Estamos estimulando o público do festival a levar alimentos para que possamos colaborar com o Natal de pessoas mais vulneráveis e esperamos fazer a diferença nesse momento. Por isso, o festival traz para o público grandes shows e quem vem se divertir também ajuda a alegrar o Natal de outras pessoas, gerando uma verdadeira ‘energia do bem’”, ressalta Carlos.

A organização Natureza, Arte, Vida e Educação (NAVE) também vai marcar presença no festival realizando uma feirinha de produtos confeccionados por participantes do projeto “Nave Empreende”, uma iniciativa pioneira que tem como objetivo capacitar e empoderar financeiramente mulheres vulneráveis de São Luís. “Ao adquirir conhecimento de como empreender, participar de redes de troca e apoio entre pares e ter acesso direto a um canal de vendas que comercializa seus produtos logo no início do empreendimento torna as empreendedoras mais autônomas e independentes. Ao empreender, as mulheres conseguem estar mais presentes em casa dividindo melhor o tempo com o cuidado dos filhos e família”, explica Rebeca Alexandre, coordenadora pedagógica do projeto.

Programação

O Festival de Natal Equatorial faz parte das celebrações de fim de ano da empresa que, mais uma vez presenteia a população com apresentações de grandes nomes da MPB. Na programação, os cantores e compositores Seu Jorge e Vitor Kley, as cantoras Maria Gadú e Flávia Bittencourt, com vários artistas maranhenses, e o tradicional Coral São João, reafirmando o compromisso da empresa de apoiar a cultura do Estado do Maranhão. Em 2022, o evento reuniu cerca de 20 mil pessoas.

No primeiro dia do festival, sábado, 15 de dezembro, a partir das 19h, a grande noite inicia com o Coral São João, que tem mais de 45 anos de história, e apresenta o concerto de Natal. Em seguida, quem chega é o gaúcho e eterno romântico Vitor Kley, com sucessos como “O Sol”, “Morena” e “A Tal Canção pra Lua”. Depois, Seu Jorge sobe ao palco, com seu timbre de voz marcante. O músico, que comemora 23 bem-sucedidos anos de carreira como cantor, compositor e multi-instrumentista de MPB, R&B, samba e soul, traz um repertório de hits como “Burguesinha” e “Amiga da Minha Mulher”.

No sábado, 16 de dezembro, a partir das 19h, quem abre os trabalhos é a Orquestra Big Band, da Escola de Música do Maranhão e convidados. Em seguida, a noite é das mulheres e a primeira a subir ao palco é a cantora maranhense Flávia Bittencourt, que apresenta suas composições “Roseira”, “Terra de Noel” e “Vazio”, e traz como convidadas as cantoras Emanuele Paz e Enme Paixão, além da artista indígena Djuena Tikuna. E, para encerrar a segunda edição do Festival Natal Equatorial, a cantora e compositora Maria Gadú apresenta o show de sua turnê ‘Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor’, do recém-lançado quarto álbum de estúdio.

O Festival de Natal é patrocinado pela Equatorial Maranhão por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de São Luís, tendo sua curadoria por Rafaello Ramundo, da Novo Traço, uma das principais empresas de produção cultural do país.

Sobre a Equatorial Maranhão

Com atuação em todo o estado, a Equatorial Maranhão trabalha muito além da distribuição de energia. Dentre as suas ações de responsabilidade socioambiental, o apoio à cultura faz parte dos investimentos da empresa, por acreditar e valorizar a cultura como ferramenta de transformação social. A empresa é propulsora do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas, por um futuro melhor. A empresa pertence ao Grupo Equatorial, o terceiro maior grupo de energia do Brasil.

Sobre Novo Traço

Com 16 anos de mercado, a Novo Traço é uma empresa de Live Marketing especializada em proporcionar o diálogo de grandes marcas com seus públicos através de projetos culturais. Sob o comando de seu fundador, Rafaello Ramundo, a empresa cria, organiza e realiza eventos nas áreas de música, de cinema, entre outros, sempre entregando máxima qualidade de entretenimento, com segurança e organização. Além do Festival Natal Equatorial, a agência também é responsável pelo EMS Música em Movimento, Festival Enel Por Você, TIM Music Rio, Prudential Concerts, entre outros.

Serviço

Festival Natal Equatorial

Datas: 15 e 16 de dezembro

Horário: 19h

Local: Praça Maria Aragão – Centro/ São Luís – MA

Gratuito

Programação

15/12 – Sexta-feira – Coral São João – Vitor Kley – Seu Jorge

16/12 – Sábado – Big Band e os convidados Djalma Chaves, Guilherme Júnior, Adriana Bosaipo, Vocal Vem cantar, Carlos Alfredo e Emme – Flávia Bittencourt e as convidadas Emanuele Paz, Enme Paixão e Djuena Tikuna – Maria Gadú

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo